Workshop ‘modelos de arquitetura do Círio de Nazaré e seus referentes na arquitetura popular de Belém’

     Nos dias 4 e 6 de junho aconteceu no Auditório Daniel Campbell, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU o Workshop sobre os Modelos de Arquitetura do Círio de Nazaré e seus Referentes na Arquitetura Popular de Belém, contando com a participação dos professores Artur Rozestraten e Karina Leitão (FAU/USP) e da Arquiteta Daniele Queiroz (FAU/USP). A atividade vincula-se à pesquisa "Portadores do Modelo de Arquitetura em Belém do Pará e Alagoas: um estudo sobre o imaginário e a representação da arquitetura", sediada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sob coordenação do Profº. Artur Simões Rozestraten, contando com a participação do LAMEMO na temática do Círio de Nazaré.
      Sob a orientação da Profª Cybelle Miranda, os alunos da disciplina Estética das Artes Plásticas, turnos manhã e tarde, foram divididos em equipes, cada qual responsável pela pesquisa de campo em um bairro da cidade – Cremação, Guamá, Pedreira, Jurunas, Marco e Icoaraci –, a fim de encontrar, utilizando o método da pesquisa etnográfica, possíveis referentes dos exemplos de arquitetura miniaturizados.
      O Workshop teve início com um vídeo, apresentando a pesquisa dos modelos de arquitetura. Em seguida, os alunos explanaram os resultados de sua pesquisa de campo. Por fim, o Profº. Artur palestrou acerca do tema “Arquitetura sem Arquitetos”. Posteriormente, os resultados das pesquisas de campo e do Workshop serão traduzidos pelos alunos em ensaios sobre arquitetura popular e estética contemporânea.
      Confira abaixo o vídeo com alguns momentos do evento: 

      E as imagens:           

  Artur Rozestraten e Cybelle Miranda 
Foto: Brena Bessa

Apresentação equipe Guamá turma tarde 
Foto: Laura Costa
                                              
Em primeiro plano, Karina Leitão, Daniele   
Queiroz e Cybelle Miranda
Foto: Laura Costa   
Apresentação equipe Pedreira manhã
Foto: Brena Bessa

Comentários

Ronaldo Marques de Carvalho disse…
A Cultura Paraense se apresenta inovada, com a Pesquisa envolvendo os Modêlos Carregados pelos Promesseiros,no Círio de Nazaré.
Parabéns ao LAMEMO, por estar participanda desta singela e profunda pesquisa.

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

TCC Maternidade Santa Luísa de Marillac: diagnóstico de uma unidade de saúde em Cametá-Pará