50 ANOS DO CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA UFPA


   
       



       Na última terça-feira, dia 17, ocorreu no auditório do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ) a cerimônia de comemoração do cinqüentenário da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará (FAU-UFPA).

Figura 1: Diretor do ITEC juntamente com professores da FAU em frente ao 
banner comemorativo.
Foto: Bianca Barbosa, 2015.

          A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Administração (PROAD/UFPA), Edson Ortiz de Matos; do diretor do Instituto de Tecnologia (ITEC), Alcebíades Negrão Macêdo; do diretor da FAU, professor Fabiano Homobono Paes de Andrade; e da vice-diretora, Cybelle Salvador Miranda que compuseram a mesa oficial da solenidade. A comemoração também contou com a presença de docentes aposentados, antigos e atuais da FAU, professores do ITEC, técnicos-administrativos, discentes e egressos do Curso.

 
Figura 2: Cerimônia no auditório do ICJ.
Foto: Bianca Barbosa, 2015.

          O evento iniciou com a apresentação do Hino Nacional e de canções paraenses pela soprano Márcia Aliverti, acompanhada ao piano por Adriana Azulay, ambas professoras da Escola de Música da UFPA (EMUFPA). No decorrer da cerimônia, a professora Cybelle Miranda apresentou o texto “Breve percurso pela história do Curso de Arquitetura”.

 
Figura 3 e 4: Profª Cybelle Miranda e profº Ronaldo Carvalho 
durante os seus respectivos discursos.
Fotos: Bianca Barbosa, 2015.

          Durante a cerimônia, houve o pronunciamento de alguns docentes antigos e atuais que puderam compartilhar suas experiências e opiniões acerca do curso. Dentre os que se pronunciaram estão os professores Ronaldo Marques de Carvalho, Alcyr Meira, Flávio Nassar e José Júlio Lima. O discurso final ficou por conta do pró-reitor de Administração, Edson Ortiz de Matos, seguido pela apresentação de imagens históricas do curso onde os convidados puderam relembrar ou conhecer momentos diversos da trajetória do curso.

Figura 5: Pronunciamento do profº Alcyr Meira durante a cerimônia.
Foto: Bianca Barbosa, 2015.

          Para finalizar, houve um coquetel de encerramento, com música instrumental de violão e saxofone, contribuindo para o clima de confraternização que contagiou a todos durante o evento. Oxalá chegará o centenário!
 
Figura 6: Coquetel de encerramento no hall do auditório do ICJ.
Foto: Bianca Barbosa, 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas