HOSPITAL TERMAL RAINHA D. LEONOR EM CALDAS DA RAINHA - Parte I

Cybelle Salvador Miranda[1]

    A cidade de Caldas da Rainha nasceu junto aos afloramentos de águas termais, de tipo sulfurosas. D. Leonor, criadora das Misericórdias em Portugal, foi quem decidiu fundar o Hospital termal, com objetivos assistenciais caritativos, mas tendo em vista também a necessidade de afirmação do poder real na área que vinha a ser cobiçada pelos religiosos do Mosteiro de Alcobaça. Construído nos anos de 1480, no local onde havia ruínas de edifícios romanos, visava o tratamento de doenças de pele e doenças epidêmicas, que provocavam altos índices de mortalidade.
    A construção foi concluída em 1508, sendo o primeiro hospital termal a dispor de consulta médica obrigatória, enfermeiros e farmacêuticos, sendo regido administrativamente pelo Compromisso de 1512, ditado pela Rainha (Figura 01). Em termos espaciais tinha forma simples e linear, obedecendo a programa definido por Mestre António, físico conceituado, pela própria rainha, por Contreras e pelo Cardeal de Alpedrinha. Espacialmente configurava um corpo humano, contendo no nível inferior as piscinas, separadas para homens e mulheres, no segundo nível o corpo principal cuja cabeça era composta pela igreja de Nossa Senhora do Pópulo, numa visão ligada ao humanismo renascentista (Figura 02). Contíguas à igreja, situavam-se as duas enfermarias, dos homens a Sul e das mulheres a Norte, estas ligadas ao coro baixo da igreja do hospital, separadas apenas por grades de ferro, permitindo aos doentes receber a comunhão na própria cama, estando também perto dos banhos. No mesmo nível, no lado oposto, situavam-se copa, botica e outros serviços. Esta descrição foi feita pelo Provedor do Hospital até o ano de 1656. Em cada enfermaria existia um oratório com imagem do senhor crucificado, um painel do santo patrono e uma imagem de N. Srª do Pópulo. O padrão arquitetônico ficou condicionado a localização das termas, suas nascentes e sua ação nos materiais construtivos. 
Figura 01 - Livro do Compromisso.
Foto: Cybelle Miranda, 2015.

Figura 02 - Igreja de Nossa Senhora do Pópulo interior.

    Já no século XVIII, destacam-se as obras promovidas por D. João V, que alteram a estrutura do edifício, reforçando as fundações, modificando também a estética e conferindo unidade espacial ao eliminar os anexos implantados ao longo dos 250 anos de existência do hospital. Em 1719 é feita a reedificação do Paço real e em 1721 iniciam-se vistorias que atestam a ameaça de ruína da fachada do Hospital devido a vazamento de águas, bem como o arruinamento das varandas que rodeavam as fachadas poente e sul, a queda de um camarote, resultando na necessidade de também reformar os telhados e os revestimentos dos banhos termais. Assim, a ação mecenática de D. João V impede o total colapso do edifício do hospital, designando como responsáveis pelas obras, em 1742, Manuel da Maia e Eugénio dos Santos. Os serviços foram regidos pelo Tribunal da Mesa de Consciência e Ordens (MCO) entre 1747 e 1750, quando a Vila das Caldas torna-se um grande estaleiro, que estimulou sua economia.  Supõe-se que a nova planta do hospital teria sido delineada por Pedro Ludovice e a fachada foi comprovadamente traçada por Eugénio dos Santos. Salienta-se a encomenda do medalhão retabular colocado no tímpano da fachada principal que representa o mistério da Anunciação, prendendo-se ao programa iconográfico estabelecido à fundação do hospital (Figura 03). Fica a ele também atribuída a reformulação do retábulo da capela-mor da igreja, antes em madeira, para o atual em mármore, mantendo as mesmas linhas clássicas do anterior já deteriorado.
Figura 03 - Fachada do Hospital termal.
Foto: Cybelle Miranda, 2015.

    No século XIX o Hospital atinge sua plenitude, devido à preferência da família real e a crescente afirmação da burguesia que adotava costumes da Europa industrializada, que privilegiava os programas de convívio social.
   Em 1853 o Hospital sofre grave incêndio, com destruição de ornatos da igreja, sendo a seguir realizadas obras por responsabilidade do Arquiteto Lucas Joze dos Santos Pereira, autor das plantas de remodelação dos banhos. Em 1888, D. Luis I nomeia o Arquiteto Rodrigo Berquó como diretor do Hospital Real das Caldas. Este foi responsável por sua ampliação, sendo demolida a capela de N. Srª do Carmo e atrofiado o corpo da igreja do Pópulo. A referida igreja foi classificada como monumento nacional em 1910, sendo dotada de Zona de Proteção em 1948, mas deixando de contemplar a classificação da estrutura termal.
    O Museu do Hospital e das Caldas foi inaugurado em 1999 e ocupa o prédio do antigo Palácio Real ou Caza Real. O prédio, o qual funcionou também como hospital, em 1861 sofreu obras a cargo do engenheiro Pedro José Pezerat passando a alojamento dos diretores da instituição e da família real. Hoje, o espaço museográfico reúne peças importantes que contam a história da Instituição através de obras de arte que incluem pintura, esculturas, fragmentos arquitetônicos, mobiliário, documentos, e ambientação que recriam espaços hospitalares no século XIX (Figuras 04, 05, 06 e 07).
Figura 04 - Museu do Hospital e das Caldas.
Foto: Cybelle Miranda, 2015.
Figura 05 - Interior de enfermaria.
 Foto: Cybelle Miranda, 2015.

Figura 06 - Mesa de inalação.
 Foto: Cybelle Miranda, 2015.

Figura 07 - Cadeira para transporte dos doentes.
  Foto: Cybelle Miranda, 2015.

    Nicolau Borges destaca que o Hospital reúne o mais completo e bem conservado espólio técnico, científico, arquivístico e artístico referente à História da Assistência Médica e Hospitalar existente na Europa. Em sua dissertação o autor devota-se a compreender a dimensão do fenômeno artístico no Hospital das Caldas:
A consistência do programa estético existente no Hospital das Caldas reside exclusivamente na sua temática, de raiz mariano, profundamente feminino e alegoricamente fundado na dor, na expiação e na redenção, programa este cuja linearidade e simplicidade deixa transparecer uma veracidade e simplicidade de princípios, subjacentes aos vários mecenas, que ao longo dos cinco séculos de existência do Hospital das Caldas nele deixaram as suas marcas, grande parte das quais se conservam ainda bem vivas, sob a forma do Patrimônio Cultural e Histórico do Hospital Termal das Caldas da Rainha (2008. Parte IV p.  8).



Referência
BORGES, Nicolau. O Hospital Termal das Caldas da Rainha – Arte e Patrimônio, Dissertação (Mestrado em História da Arte, Património e Restauro) Instituto de História da Arte, Universidade de Lisboa, 2008. (CD-ROM Edição Centro Hospitalar das Caldas da Rainha; Museu do Hospital e das Caldas)




[1] Os textos foram produzidos a partir das visitas de campo realizadas durante o Pós-doutoramento em História da Arte, na Universidade de Lisboa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas