VISITA A REABILITAÇÃO DA SEDE DO IBGE EM BELÉM - IMÓVEL DA ANTIGA RESIDÊNCIA DO INTENDENTE ANTÔNIO LEMOS

Texto: Suelen Vieira
No dia 10 de dezembro de 2015 a equipe do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultura (LAMEMO), realizou visita técnica ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com mediação de Rony Helder Nogueira Cordeiro (Figura 01), Chefe da Unidade Estadual do IBGE no Estado do Pará, Arquiteto Mestre em Engenharia Civil e atualmente doutorando da Universidade Nova de Lisboa. A visitação também contou com a participação do Prof. M. Sc. Euler Santos Arruda, doutorando da Universidade Nova de Lisboa (Figura 02). Na então sede do IBGE, localizada na Avenida Gentil Bitencourt, nº 418, no bairro de Batista Campos, anteriormente encontrava-se o chalé de uma importante figura política de Belém, responsável pelo desenvolvimento urbano da cidade na Belle Époque - o Intendente Antônio José de Lemos.


Figura 01: Chefe da Unidade Estadual do IBGE, Rony Cordeiro e Professor Euler Arruda
Foto: Ronaldo Marques de Carvalho, 2015.
A visita técnica teve como objetivo conhecer o trabalho de reabilitação que foi coordenado pelo Arquiteto Mestre Rony Cordeiro no sítio histórico do chalé de Antônio Lemos, sendo reabilitadas no projeto as duas edificações existentes atualmente neste espaço, tombado pelas esferas municipal, estadual e federal. As obras iniciaram em 2009 e estão em processo de finalização para entrega.
Observa-se que o chalé anteriormente localizado logo após o canteiro em formato de coração (Figura 02), deu lugar a uma área sombreada por diversas árvores frutíferas como caramboleiras e aceroleiras. Ao lado oposto encontra-se o jardim (Figura 03), que expõe a técnica do embrechado com desenhos e simbologias pertencentes a época do intendente. Ao final do jardim construiu-se um casarão no estilo eclético de porão habitável (Figura 04), o qual não se conhece a data de construção, informa Rony Cordeiro. Na parte posterior do terreno, ao lado do casarão, pode-se ainda encontrar a antiga edícula, possivelmente utilizada por Antônio Lemos como escritório pessoal, também de estilo eclético (Figura 05). 

Figura 02: Antiga residência de Antônio Lemos
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/18961441, 2012.


Figura 03: Jardim do IBGE
Foto: Suelen Vieira, 2015.

Figura 04: Casarão de estilo eclético
Foto: Suelen Vieira, 2015.


Figura 05: Edícula de estilo eclético
Foto: Suelen Vieira, 2015.

         Hoje, o local não apresenta mais nenhum vestígio arquitetônico da casa original de Antônio Lemos, que foi incendiada e depredada por seus opositores. Ainda sobre este momento Rony Cordeiro aponta marcas no gradil frontal (Figura 06) que supostamente são indícios do ataque ao intendente. 


Figura 06: Marcas no gradil que podem ser referentes ao ataque a residência de Antônio Lemos
Foto: Suelen Vieira, 2015.


Figura 07: Equipe LAMEMO com o Arquiteto Rony Cordeiro na entrada do prédio principal.

Foto: Suelen Vieira, 2015.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas