DISSERTAÇÃO BASÍLICA SANTUÁRIO DE NAZARÉ: espaço sacro, valor simbólico e patrimonialidade


Fig. 1 - Frontispício da Basílica Santuário de Nazaré.
Fonte: Wagner Costa, 2019.
A dissertação de mestrado do arquiteto Wagner Costa defendida esse ano no PPGAU/UFPA e orientada pela professora Cybelle Miranda (UFPA), se refere à uma das maiores referências da arquitetura religiosa paraense: a Basílica de Nazaré. "Basílica Santuário de Nazaré: espaço sacro, valor simbólico e patrimonialidade" traz uma análise aprofundada dos símbolos que cercam o ambiente religioso, bem como as referências utilizadas para os elementos que fazem parte do âmbito arquitetônico e sacro. Toma-se como exemplo o tímpano na fachada da igreja (Fig. 2), que segundo o autor está exaltando Nossa Senhora de Nazaré como Rainha da Amazônia. Através do uso do método etnográfico, a relação entre os fiéis e a Basílica pode ser entendida como as significações culturais encontradas na edificação.
Posteriormente, o arquiteto Wagner Costa contribuiu na palestra de treinamento da Pastoral do Turismo da Basílica Santuário de Nazaré, que aconteceu no auditório São Vicente Zico no Centro Social de Nazaré, dia 10 de maio de 2019. A palestra foi aberta ao público e "serviu como retorno a população sobre a pesquisa que desenvolvi lá" - conta o arquiteto ao blog.

Fig. 2 -Tímpano da Basílica com Nossa Senhora de Nazaré como Rainha da Amazônia. Fonte: Wagner Costa, 2019.


RESUMO:

Fig. 03 - Fachada da Basílica e formas geométricas platônicas.
Fonte: Wagner Costa, modificada (2019). 
A Basílica Santuário de Nazaré é tida como uma joia da arquitetura paraense, representando a materialização da devoção à Nossa Senhora de Nazaré, constituindo a cultura espiritual e, portanto, identidade da fé local. Este trabalho tem como fundamento promover uma leitura estético simbólica deste templo, concebendo-o como a concretização da liturgia em formas arquitetônicas, por seu conteúdo iconográfico e iconológico, tomando o espaço sacro e seus bens integrados simbólicos como repositórios da memória coletiva, pela descoberta da relação estabelecida entre fiéis e a Basílica, tomando-a como um patrimônio a ser valorizado e preservado.

PALAVRAS-CHAVE: Basílica de Nazaré; Devoção; Estético-Simbólica; Patrimônio; Belém-PA.








Por fim, a fig. 3 demonstra uma análise da fachada, com os símbolos e significados e, para entender os elementos basta fazer o download da dissertação completa clicando no seguinte link:
Basílica Santuário de Nazaré: espaço sacro, valor simbólico e patrimonialidade.pdf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

TCC Maternidade Santa Luísa de Marillac: diagnóstico de uma unidade de saúde em Cametá-Pará