LIVRO Arquitetura Amazônica: Tradição, Tradução e Inovação

O LAMEMO lança seu novo livro  em versão e-book "Arquitetura Amazônica: Tradição, Tradução e Inovação",  organizado pelos professores Cybelle Salvador Miranda (PPGAU/UFPA), Dinah Reiko Tutyia (UNIFAP) e Ronaldo Marques de Carvalho (FAU/UFPA). O livro contém 12 artigos, divididos em 3 eixos principais que são Tradição, Tradução e Inovação, com o intuito de evidenciar a pesquisa, registro e análise da produção e patrimônio da arquitetura amazônica no estado do Pará e do Amapá. Boa Leitura!


Figura 1: Capa do livro com arte da professora Cybelle Miranda.


 

Apresentação:

Ao longo de 12 anos, o Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural vem sendo o espaço físico e intelectual de pesquisas, nos diversos níveis de formação, abrangendo graduandos que desenvolvem trabalhos de conclusão de curso, de iniciação científica e extensão, bem como mestrandos e, mais recentemente, doutorandos. Deste processo, articulado a partir de 2010 com o Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo, vem sendo produzidas pesquisas de significativo impacto no conhecimento e reconhecimento de nossa produção arquitetônica. Neste diálogo, que se estende e entrelaça com outras universidades brasileiras, a pesquisa iniciada no Mestrado do PPGAU/UFPA se amplia e diversifica na produção da atual professora Dinah Tutyia na Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), em parceria sólida com o LAMEMO. Dinah agrega os saberes da Arquitetura, antropologia e História em orientação de graduandos, que trazem novos olhares acerca do patrimônio amazônico. Assim como o nosso decano, Professor Ronaldo Carvalho revive e reinventa sua trajetória acadêmica 15 e profissional em capítulos em que o método projetual, as técnicas construtivas e os estudos acerca da adaptabilidade climática da arquitetura regional servem de paradigma para o ensino da graduação. Este livro, portanto, visa alcançar os graduandos em Arquitetura, sendo acessível como leitura complementar a disciplinas de áreas diversas como: Teoria e História da Arquitetura, Estética, Projeto Arquitetônico, Preservação do Patrimônio e Tecnologia das Construções.

 

Link para o acesso do livro completo: Arquitetura Amazônica: Tradição, Tradução e Inovação

O livro pode também ser consultado na plataforma Issuu no link: https://issuu.com/blogarquitetura/docs/arquitetura_amaz_nica_-_pdf

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas