Crônicas de São Carlos – Parte 1

ESTÂNCIA EM SÃO CARLOS, MISSÃO DISCENTE JUNTO AO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO NO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO DA USP SÃO CARLOS/SÃO PAULO/BRASIL - PROGRAMA NACIONAL DE COOPERAÇÃO ACADÊMICA (PROCAD)
Por Felipe Moreira Azevedo

A chegada em São Carlos, em minha opinião, já foi uma grande aventura. Quando entramos no avião, no dia 15 de Agosto, ainda em Belém-PA, fomos informados que a pista principal do aeroporto estava fechada por motivos de reparos e por isso teríamos que decolar pela pista secundária, que é menor em termos de extensão que a principal, por isso quatro passageiros deveriam se voluntariar para sair do avião e pegar o outro vôo mais tarde. Nesta confusão deveríamos ter saído as 08h22min, mas após 30 minutos de espera até desembarcarem os quatro passageiros e suas respectivas bagagens, além de encher o tanque do avião, só decolamos às 09h00min.

A conexão no Rio de Janeiro foi um alívio depois de mais de 2 horas de viagem, mas dalí ainda teríamos um percurso longo até o destino final (ver figura 1 e 2). Por volta das 17 horas e 30 minutos embarcamos rumo a cidade de Campinas (aeroporto de Viracopos), onde chegamos as 19h00min, é necessário frisar que em Campinas descemos do avião pela escada e não por rampa, logo, conclusão quando estávamos descendo fomos recebidos uma corrente de vento muito frio, que para não está acostumado é o momento certo para se agasalhar com casaco e luvas. Partimos para o Terminal Rodoviário de Campinas com o tempo bem curto, precisávamos chagar antes das 20h00min para pegar o ônibus para São Carlos (ver figura 3).

Figuras 1, 2, 3: Aeroporto Internacional Tom Jobim (GALEÃO), no Rio de Janeiro, e Terminal Rodoviário de Campinas, respectivamente

Fotos: AZEVEDO, Felipe Moreira. 2014.

Ao chegar, após 15 horas de viagem, no Terminal Rodoviário de São Carlos fomos direto para o Central Park Apart Hotel[1], onde fomos recebidos pela recepcionista e por fim aos nossos respectivos quartos. Na manhã do dia 16 de Agosto (Sábado) saímos para fazer nosso primeiro reconhecimento em relação ao campus da USP localizada em São Carlos, que para nossa satisfação estava à apenas 50 metros de distância do hotel em que estávamos hospedados (ver figura 4).

Figura 4: Localização do Hotel e do campus da USPSCar.
Fonte: https://www.google.com.br/maps/

O campus da USPSCar é bastante interessante, embora seja uma área geográfica pequena, sua adequação ao terreno é visível através da preservação dos desníveis existentes. A implantação desta, em São Carlos, começou no ano de 1948[1], com a criação da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e a unidade mais recente é o próprio Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU), aprovado em dezembro de 2010. Passando pela Av. Trabalhador Sãncarlense avistamos a entrada da USPSCar conhecida como Entrada do Instituto de Química (ver figura 5) e logo viu-se o prédio do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU – ver figura 6) e a sede do Programa NOMADS[2] (ver figuras 7).

Figuras 5, 6 e 7: Entrada da USPSCar de Química e os Prédios do IAU e do Programa NOMADS.

Fotos: AZEVEDO, Felipe Moreira. 2014.

O terreno não plano permite ao campus a criação de uma paisagem bonita e convidativa a serem utilizados, seus prédios não apresentam um rigor de estética ou normas para fachadas, assim a cada passo, ladeira, descida ou depressão, pode-se ver paisagens variadas (ver figuras 8, 9, 10 e 11). Acrescenta-se ainda, neste primeiro percurso, a beleza das árvores, de diferentes espécies e cores que são transformadas em pontos de encontro ou até mesmo em molduras de paisagens interessantes (ver figuras 12, 13 e 14).

Figuras 8, 9, 10 e 11: Prédios localizados dentro do campus de USPSCar.

Figuras 12, 13 e 14: Parte da arborização existente dentro do campus de USPSCar.

[1] Ver site: http://www.centralparkhotel.com.br/sao-carlos/brasil/
[1] Ver site: http://www.saocarlos.usp.br/index.php?option=com_content&task=view&id=61&Itemid=87