Praça do Carmo - Proposta Paisagística para o Espaço Público

A Monografia foi produzida para a conclusão do curso de Especialização em Interpretação, Conservação e Revitalização do Patrimônio Artístico de Antônio José Landi, com autoria da Arqtª Carla Albuquerque e orientada pela Profª Cybelle Miranda (professora PPGAU/UFPA) no ano de 2008. O objetivo é de propor uma intervenção arquitetônica e paisagística em um patrimônio urbano paisagístico para valorizar a memória local e preservar a história do espaço.
Figura 1. Praça do Carma por volta de 1990 mostrando o antigo coreto em guarda-corpo em madeira; Fonte Inventário da Fundação Cultural do Município de Belém (FUMBEL).

Resumo:
O trabalho propõe estudos sobre o surgimento e evolução urbana além de sugerir uma proposta paisagística para a Praça do Carmo. Este espaço passou por inúmeras intervenções em toda a sua história, que nos três primeiros séculos, deixou de ser um espaço amplo, sem barreiras físicas e sem desníveis de solo. A proposta de intervenção na Praça do Carmo pretende adequar o espaço às necessidades da comunidade através da identidade e memória de seus moradores.
Figura 2. Largo do Carmo Recuperado por Antônio Lemos em 1902. Fonte: Álbum de Belém 1902.

Para acessar a monografia: Praça do Carmo - Proposta Paisagística

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público