Resultados da participação do LAMEMO no projeto “Portadores do modelo de Arquitetura em Belém do Pará e Alagoas: um estudo sobre o imaginário e a representação da arquitetura”


Como parte da pesquisa ‘Portadores do modelo de arquitetura em Belém do Pará e Alagoas: um estudo sobre o imaginário e a representação da arquitetura, em 4 de junho de 2012 foi realizado o workshop “Os modelos de Arquitetura do Círio de Nazaré e seus referentes na Arquitetura popular de Belém”, do qual participaram  discentes da FAUUFPA, com a coordenação do Prof. Artur Rozestraten e da Profª Karina Leitão, ambos professores da FAU/USP. Houve palestras sobre o tema “Arquitetura sem arquitetos” e a apresentação do produto das visitas de campo dos discentes,  a qual constou de uma etnografia do percurso, com posterior visita às edificações e entrevista com alguns moradores.
O objeto da pesquisa encontra-se na maior festa religiosa do mundo contemporâneo, O Círio de Nazaré, onde são apresentados promesseiros como portadores de arquitetura, enfoque inédito que expõe novos olhares da interação entre a produção dessa manifestação popular e a arquitetura.
Figura 1: Ex-voto com modelo de duas águas, simples. Foto: Brena Bessa, 2011. 

Figura 2: Referente edificado no bairro da Cremação. Foto: Nildo Costa, 2012
Sendo assim, sob a orientação da Professora Cybelle Salvador Miranda as  turmas  do 5º semestre da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Pará  contribuíram para a documentação dessa relação. Em vários bairros da Belém metropolitana como Guamá, Jurunas, Cremação, Marco, Pedreira e Distrito de Icoaraci, realizaram-se entrevistas com moradores, captaram imagens de casas semelhantes às tipologias dos ex-votos, sob o embasamento de textos estudados na disciplina como Fredric Jameson ‘Pós-modernismo: lógica cultural do capitalismo tardio’ e Alberto Manguel, em ‘A Imagem como memória’.
Ao final de outubro, foram entregues oito ensaios relacionando os modelos portados, a arquitetura popular e a estética contemporânea, como conclusão das atividades da disciplina e da pesquisa. Dentre os artigos produzidos, destacou-se a pesquisa foi executada pelos alunos Alex Mendes, Lídia Basile, Nildo Costa, Taís Sales e Wagner Cardoso que, percorrendo ruas do Bairro da Cremação, construíram a ideia de que essas  representações de edificações levadas pelos promesseiros podem simbolizar o desejo ou agradecimento à casa própria ou estabelecimento comercial.  Concluíram que as residências analisadas têm uma importância familiar que ultrapassa as gerações, além de que, com o passar do tempo e a intervenção de pessoas com preferências estéticas diversas, resulta na estética da arquitetura  identificável com o pós-modernismo, fundindo referências estilísticas sem considerar o seu contexo histórico, valendo-se apenas de seu valor estético.
Tal perspectiva de análise ensejou a continuidade da pesquisa, sendo aprovado pelo CPNq o projeto ‘Representações da Arquitetura no Pará e em Alagoas:  um estudo sobre as interações entre a arquitetura vernacular  e o imaginário arquitetônico’, a ser realizado nos anos de 2013 e 2014, persistindo a parceria entre FAUUSP e LAMEMO/FAUUFPA.

Publicação realizada por colaboração de Lídia Basile (voluntária atuando no Lamemo) e Cybelle Salvador Miranda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

TCC Maternidade Santa Luísa de Marillac: diagnóstico de uma unidade de saúde em Cametá-Pará