PALESTRA Professor Dr. José Alberto Tostes (UNIFAP/AP) Do projeto português inconcluso ao sentimento moderno inacabado


No dia 10 de maio de 2013 o Doutor José Alberto Tostes, professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Amapá, proferiu palestra intitulada “Do projeto português inconcluso ao sentimento moderno inacabado”, como parte das atividades da Disciplina “Método etnográfico para pesquisa em Arquitetura”, ministrada pela professora Dr. Cybelle Salvador Miranda no PPGAU/UFPA.
Egresso do Curso de Arquitetura da UFPA nos anos 80, Tostes vem tendo destacada trajetória acadêmica e profissional, mantendo atividades de ensino na graduação e no Mestrado, bem como no desenvolvimento de pesquisas em parceria com diversas universidades do Brasil, da Argentina, da França e de Portugal. O professor Tostes é autor de vários livros, dentre os quais “Além da linha do Horizonte” que reúne crônicas sobre temas de Arquitetura e urbanismo publicadas em Jornais amapaenses, bem como “Transformações urbanas das pequenas cidades amazônicas (AP) na faixa de fronteira setentrional” resultado do pós-doutorado realizado na Universidade de Coimbra.
Durante sua palestra, Tostes fez um passeio pelo desenvolvimento urbano da cidade de Macapá, desde o planejamento português na época pombalina até a situação atual, culminando com as perspectivas de crescimento face os novos investimentos em comunicação, energia e na acessibilidade viária.
                Contudo, a sessão culminou com intensa troca de experiências com os discentes do PPGAU, momento em que o palestrante enfatizou a necessidade de o Mestrado da UFPA intensificar as redes de pesquisa com as demais Universidades amazônicas, a exemplo da experiência amapaense. Declarou a importância do pioneirismo do Mestrado em Arquitetura da UFPA, o qual tem por dever agregar discentes e docentes dos vários Estados do Norte do Brasil. 
O Prof. Dr. José Alberto Tostes no momento de sua palestra
Foto: Ronaldo Carvalho

Tostes apresentou a palestra:Do projeto português inconcluso ao sentimento moderno inacabado” na manhã de 10/05 no auditório da FAU - UFPA. 
Foto: Ronaldo Carvalho.

Os professores do LAMEMO, Cybelle Miranda e Ronaldo Carvalho, acompanhando a palestra. 
Foto: Laura Costa 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas