PRESENÇA DO LAMEMO NO III ENANPARQ – Simpósio temático e Sessão de Comunicação


Na semana de 20 a 24 de outubro de 2014 ocorreu o III Encontro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo com o tema Arquitetura, cidade e projeto: uma construção coletiva. O evento reuniu pesquisadores dos diversos Programas de pós-graduação do Brasil, além de pesquisadores estrangeiros.

       A professora Cybelle Salvador Miranda, em prosseguimento as discussões da Rede de pesquisadores do Patrimônio da saúde (tema tratado em Simpósio Temático do I ENANPARQ, sediado no Rio de Janeiro, em 2010), coordenou o Simpósio Temático ‘Memória e preservação do Patrimônio Cultural da saúde: o contexto luso-brasileiro’, que contou com a participação do Professor Doutor Renato da Gama-Rosa Costa (FIOCRUZ – ENSP. Brasil), do Pesquisador Daniel Bastos (UCP – Braga. Portugal) e do professor José Maria de Castro Abreu Jr. (ICS-UFPA).
      Houve também a apresentação da Comunicação “Raio que o parta”: O lado b do modernismo paraense, de autoria da Mestranda Laura Caroline de Carvalho da Costa, junto com a bolsista de IC Karina Pamplona Ribeiro Bastos e da orientadora Cybelle Miranda. O texto foi apresentado na Sessão “Patrimônio, cultura e identidade”.
     Confira os artigos publicados nos Anais do ENANPARQ: SALVADOR MIRANDA, Cybelle. Itinerários da saúde na Belém colonial e imperial; COSTA, Laura Caroline; PAMPLONA, Karina; MIRANDA, Cybelle S. “Raio que o parta”: O lado b do modernismo paraense.


 Figura 1: Sessão de abertura.

  Figura 2: Professora Cybelle Salvador apresentando "Itinerários da saúde na Belém colonial e imperial".


Figura 3: Professor Daniel Bastos apresentando "FAFE - Uma cidade portuguesa construída pelos 'brasileiros de torna viagem' na transição do séc. XIX para o séc. XX".
Figura 4: Professora Cybelle Salvador apresentando "’Raio que o parta’: O lado b do modernismo paraense".
Figura 5: Professor José Maria. 
Figura 6: Professor Renato Gama apresentando “O Hospital-Sanatório da Colônia Portuguesa do Brasil em Coimbra. Relações entre Portugal e Brasil na área da saúde e do patrimônio cultural”. 


 

Fotos: Isabel Brites

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas