TCC - Proposta de Reabilitação de corredor de comércio na avenida Generalíssimo Deodoro - Belém-PA

Com o intuito de divulgar os Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos em associação com os professores do Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO), expõe-se abaixo o trabalho referente à aluna Jéssica Barbosa Tavares, concluinte do Curso de Arquitetura no ano de 2017 e orientada pela Prof.ª Dr.ª Cybelle Salvador Miranda. 

A monografia intitulada  Proposta de Reabilitação de corredor de comércio na avenida Generalíssimo Deodoro - Belém-PA foi apresentada no dia 27 de Março de 2017, no auditório da FAU-UFPA. 

Logo abaixo, segue o resumo, o trabalho completo e o vídeo de apresentação do projeto.

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo uma proposta de reabilitação urbana para a Avenida Generalíssimo Deodoro, um dos corredores comerciais do bairro de Nazaré, localizado em Belém do Pará.  As modificações ocorridas na área de comércio da Generalíssimo, foram impactantes para a paisagem urbana, ocasionando perdas ao patrimônio material da cidade. A avenida apresenta uma gama de edificações de diversos períodos, um conjunto histórico, pouco valorizado, o qual merece ser preservado visto seu valor nas memórias da população usuária.  O trecho também apresenta grande potencial turístico, devido à proximidade com a Basílica de Nazaré e outros prédios relevantes para o contexto do bairro.  A elaboração do projeto deu-se através de pesquisa bibliográfica, de levantamento fotográfico, do estudo de legislação vigente e de cartas patrimoniais, da pesquisa de intervenções semelhantes no Brasil, em uma análise da percepção dos usuários e em um diagnóstico dos problemas encontrados na área.  A proposta consistiu na readequação da programação visual dos comércios através de letreiros e cores, no aprimoramento da iluminação pública e na readequação de mobiliário urbano e dos acessos. Objetivou-se criar um espaço público agradável visualmente, potencialmente turístico e de interesse a preservação cultural.

Palavras  chave:  Reabilitação  urbana;  Generalíssimo  Deodoro;  Patrimônio; Memória; Fachadas comerciais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas