MISSÃO DA INVESTIGADORA JOANA PINHO NO LAMEMO Pesquisa HOSPITALIS


Por Cybelle Miranda

Dr.ª Joana Pinho e Dr.ª Cybelle Miranda.
Fonte: Beatriz Trindade, 2018
A pesquisa “HOSPITALIS - Arquitetura hospitalar em Portugal nos alvores da Modernidade: identificação, caraterização e contextualização” tem foco no estudo, de forma global e sistemática, do fenômeno da arquitetura hospitalar edificada em território português na transição da Idade Média para a Idade Moderna (entre os séculos XV e XVI) e visa constituir-se como uma metodologia de valorização patrimonial que integra diferentes etapas: inventário, caracterização, análise, virtualização, contextualização, difusão.
A pesquisa é sediada no Gabinete das Misericórdias, Universidade de Lisboa, coordenado pela Doutora Joana Pinho, historiadora da Arte da Universidade de Lisboa. A professora Cybelle Miranda (FAU/UFPA) participa da pesquisa, e coordena o subprojeto “Hospitalis: arquitetura hospitalar nos primórdios da Santa Casa de Misericórdia do Pará”, que visa identificar, caracterizar e contextualizar os edifícios ligados a Santa Casa de Misericórdia do Pará, com destaque para os prédios ocupados no começo de sua existência no Estado (séculos XVII e XVIII).







Platéia da palestra sediada no Auditório da FAU-UFPa.
Fonte: Beatriz Trindade, 2018
No dia 3 de dezembro de 2018 pela manhã a Doutora Joana Pinho proferiu sua conferência "A Casa da Misericórdia na centúria de oitocentos: rupturas e continuidades na arquitetura portuguesa da saúde", no auditório da FAU. O objetivo da programação foi destacar a importância das Misericórdias, que deram origens às Santas Casas, como a Santa Casa de Misericórdia do Pará, e mostrar como a arquitetura desses espaços foram se modificando no século XIX. 
O tema é relevante para a compreensão e consequente valorização do patrimônio da saúde no Pará, onde contamos com o Complexo da Santa Casa de Misericórdia que, apesar de muito importante, ainda se encontra em processo de tombamento.
Na sequência, a pesquisadora reuniu com a equipe do LAMEMO integrada ao projeto HOSPITALIS, composta pelos professores Cybelle Miranda, Ronaldo Marques de Carvalho e pelas discentes Ana Valéria Barros (PPGAU/UFPA) e Beatriz Trindade (FAU/UFPA).



No museu da Santa Casa à mesa do Provedor.
Fonte: Ana Valéria Barros, 2018
Corredor de acesso à Capela.
Fonte: Ana Valéria Barros, 2018



O turno da tarde foi dedicado a visita ao Complexo da Santa Casa de Misericórdia do Pará, onde a equipe do LAMEMO foi recebida por representantes da Presidente e da área técnica da instituição. A Doutora Joana Pinho analisou aspectos da arquitetura do Hospital, e reportou à Presidente da Instituição seu parecer acerca dos elementos que devem ser preservados aquando das intervenções de salvaguarda que serão implementadas em breve no Hospital Centenário.
Durante a visita, pode-se conhecer um dos ambientes de maior importância histórica para o Hospital, o Centro Cirúrgico que homenageia o Intendente Antonio Lemos. Ainda em atividade, o espaço conta com uma das salas octogonais ainda preservada, na qual se destaca o revestimento em opalina. 

Preparadas para entrar no Centro Cirúrgico
Fonte: Ana Valéria Barros, 2018 


Centro Cirúrgico SCM.
Fonte: Ana Valéria Barros, 2018



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas