DISSERTAÇÃO PAVILHÕES EM FERRO - Mercado Bolonha e Adolpho Lisboa: patrimônio de uma arquitetura pré-fabricada

Os quatro pavilhões em ferro do Mercado Bolonha em Belém, Pará. 
Fonte: Adaptação feita por Simone Cravo, 2018.
A partir do olhar do cotidiano dos usuários do Mercado Bolonha em Belém e Adolpho Lisboa em Manaus, a arquiteta Simone Cravo, sob orientação da Professora Cybelle Miranda, traz um diálogo entre as arquitetura em ferro na Amazônia e como as pessoas apreendem estas edificações. Ambos os mercados foram construídos no período da Idade de Ouro ou Belle Époque, oriunda do Ciclo da Borracha na Amazônia, e em meio aos debates da necessidade de que a saúde pública fosse condizente com os padrões do progresso, traduzidos em forma de mercados públicos cobertos. O exemplar de Belém detém quatro pavilhões pré-fabricados em ferro e o exemplar de Manaus conta com dois pavilhões, contudo, as duas estruturas sofreram diversas transformações. Vale ressaltar que o uso do aço neste momento representava a modernidade que pairava nas duas cidades.


Os pavilhões de ferro do Mercado Adolpho Lisboa em Manaus,
 Amazonas. Fonte: Simone Cravo, 2018.

Resumo: Olhar para o passado a partir do presente é uma atividade que as sociedades foram aprimorando com o passar dos tempos, apoiadas por diferentes objetivos, metodologias e protagonistas. Os Pavilhões pré-fabricados em ferro do Mercado Bolonha em Belém e do Adolpho Lisboa em Manaus, objetos deste estudo, foram importados e adquiridos através dos Catálogos Ilustrativos da empresa Saracen Foundry, de Walter MacFarlane & Co. Nesse Patrimônio Arquitetônico, hoje, são exemplares de uma arquitetura singular do período da Belle Époque, obtidos em parte pela expressividade que teve o Ciclo da Borracha. Propôs-se, nesta pesquisa, a partir da etnografia abordada no âmbito interno dos mercados, apreender os diálogos e estabelecer um paralelo entre as percepções apresentadas pelos seus usuários. Toma-se como base o papel que o ornamento, apartado da edificação, exerce na construção dos elementos construtivos da memória, atribuindo concepções entre a relação da vivência do usuário conectado com a valoração da arquitetura.

Palavras-chave: Patrimônio. Mercado. Memória. Arquitetura de ferro. Catálogo.



Para ler toda a dissertação basta clicar no link:Dissertação PPGAU - Os pavilhões em ferro do Mercado Bolonha e Adolpho Lisboa de Simone Cravo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas