DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas

A dissertação de mestrado da arquiteta Salma Nogueira Ribeiro (PPGAU/UFPA) orientada pela professora Cybelle Salvador Miranda (UFPA) é uma quebra de paradigmas dentro das pesquisas desenvolvidas não apenas pelo Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO/UFPA)  mas também no âmbito geral da arquitetura, pois seu objeto de estudo trata-se de um cinema que exibe ainda em dias atuais filmes de conteúdo erótico e pornográfico, portanto, um local rodeado de preconceitos e que adentra a categoria de assuntos não falados. "Cine Ópera - Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas" vem demonstrar as vivências dos agentes sociais dentro do "Bonzão Bonitão", como também é conhecido o cinema. Além disso, a inovação na defesa da dissertação "fora dos muros da Universidade" levou a comunidade científica para dentro do próprio cinema no dia 27 de junho de 2019. Em abril deste mesmo ano o Jornal Diário do Pará Online (DOL) publicou uma matéria a respeito do encerramento das atividades do cinema na qual Salma Nogueira deu sua contribuição por meio de entrevista, a matéria completa pode ser encontrada no link  "Tchau, Bonzão Bonitão".


Defesa da dissertação no interior do Cine-Ópera, no dia 27 de junho de 2019. Fonte: Acervo pessoal de Salma Nogueira.

Resumo:
Os registros dos primeiros espetáculos de projeção de imagens e efeitos óticos na Amazônia, dizem respeito a segunda metade do século XIX, a partir de então, o avanço da tecnologia para a exibição de imagens em movimento demandou também a criação ou adaptação de alguns espaços, quando começaram a surgir os Cine-Teatros e em seguida os Cinemas de Rua. As primeiras exibições de filmes eróticos em Belém-Pará aconteceram em 1911 no Cine Odeon localizado na Praça Justo Chermont, quando a plateia que deveria ser unicamente composta por homens maiores de 20 anos, deveria abster-se de manifestações que pudessem molestar aos seus vizinhos. A partir da década de 1970 vários cinemas inseriam filmes erótico-pornográficos em suas programações regulares, sessões que sempre atraiam bastante público, compostos sobretudo por jovens do sexo masculino. A partir de 1985, o Cine Ópera, que sempre apresentou um caráter mais popular frente aos cinemas de rua do bairro de Nazaré, considerado um dos principais núcleos de concentração de cinemas de rua em Belém, assume o gênero como único a ser exibido e isso altera a relação das pessoas com o ambiente construído. Esse trabalho tem como objeto de estudo o Cine Ópera de Belém do Pará. E por objetivo analisar as transformações sofridas pelo Cine Ópera enquanto sala de cinema, privilegiando os aspectos históricos e sociais da edificação, visando sondar o caráter patrimonial da edificação e suas potencialidades futuras, a partir da perspectiva dos usuários atuais e do público em geral. Nesse sentido, o trabalho se questiona sobre o seguinte problema: Considerando a trajetória histórica do Cine Ópera, desde sua fundação no contexto da Cinelândia de Nazaré até sua adaptação a cinema erótico-pornográfico, há atribuição de valores que o caracterize como de interesse a preservação? Teóricos e críticos de cinema se referem a espaços como o Cine Ópera como antigos cinemas, alegando que as relações interpessoais que se desenvolvem no interior da sala, são prioridade para os frequentadores. O método etnográfico norteou a pesquisa, que contou também com fontes bibliográficas e entrevistas com não frequentadores do espaço e/ou antigos usuários do cinema (período pré-pornô), tendo como meta discutir a atribuição de valores que possam garantir a sua preservação.
Palavras-chaves: Cine Ópera, Cinemas de rua, Patrimônio, Etnografia, Belém-PA.


Para conhecer mais do Cine-Ópera basta clicar no link e baixar a dissertação completa: Cine Ópera - Belém-Pará: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas



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