Seminário LAMEMO 12 e livro HÉLIO VERÍSSIMO - ARQUITETOS PARAENSES PASSOS E PASSAGENS


Ao completar 12 anos, no dia 17 de março de 2021, o laboratório pré-adolescente (Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural) já acumula muitas lutas e glórias, coroado pela menção honrosa recebida da Anparq ao livro 'Hospitais e saúde no Oitocentos', lançado justamente no LAMEMO 10, em 2019. Nesta edição o tema é a Estética da Arquitetura, e presta justíssima homenagem ao Mestre Hélio Veríssimo, que iniciou sua trajetória docente em 1964, junto com o recém-criado Curso de Arquitetura da Universidade do Pará. Como privilegiados alunos deste ícone do ensino da História da Arquitetura e da Estética, reunimos as anotações de aula (que em Portugal chamam-se sebentas) acrescentando comentários e editamos o livro HELIO VERÍSSIMO ARQUITETOS PARAENSES, PASSOS E PASSAGENS. 

O Seminário LAMEMO 12, mostrou a produção recente do laboratório na temática Estética da Arquitetura. Com as participações da mesa de abertura: Cybelle Miranda (Coordenadora do LamemoUFPA), Ronaldo Marques de Carvalho (Vice-coordenador do LamemoUFPA), Elna Maria Trindade (Pesquisadora do Lamemo) e Roberta Menezes (Diretora da FAUUFPA). 
Além disso, após a apresentação do livro, o homenageado Mestre Hélio Veríssimo  prestou depoimento em agradecimento. O evento também contou com a mesa "Estética da Arquitetura": Vithoria Silva – "Palácio de Landi"; Laura Costa e Flavia Melo – "Raio que o parta"; Larissa Leal e Wagner Ferreira – " Os Estuques do Palacete Bolonha"; Ana Maria Cruz – "a reconstrução do Solar do Barão do Guamá."



Para assistir o seminário na íntegra basta clicar no link: Trasmissão do Seminário LAMEMO 12 e não esqueçam de seguir o canal do LAMEMO no Youtube para ficar por dentro das nossas produções. 
E para acessar gratuitamente o livro clique nesse link: Hélio Veríssimo Arquitetos paraenses: passos e passagens e boa leitura! 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas