LIVRO - Cadernos do LAMEMO 1
O Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO) acaba de lançar uma nova publicação que reúne décadas de pesquisas, reflexões e experiências sobre a arquitetura e o urbanismo na Amazônia. Os “Cadernos do Lamemo” marcam a compilação e publicação de artigos das pesquisas desenvolvidas e orientadas pelos professores Cybelle Salvador Miranda, Professora doutora do PPGAU/UFPA, e Ronaldo Marques de Carvalho, professor titular da FAU/UFPA. Criado em 2009, o LAMEMO tem como base a pesquisa de doutorado da professora Cybelle Salvador Miranda, que utiliza o método etnográfico para compreender as percepções de grupos sociais em relação ao patrimônio histórico do Centro de Belém. Antes mesmo da criação do laboratório, os professores Cybelle e Ronaldo Marques de Carvalho já vinham desenvolvendo estudos e publicações voltadas ao tema de tecnologia e história voltadas ao patrimônio histórico, com destaque para textos de opinião no antigo Jornal do Tecnológico, marcando uma trajetória sólida no campo da preservação e do planejamento urbano.
Figura 1 - Capa do Livro com arte da professora Cybelle Miranda. |
O livro está organizado em duas partes. A primeira, intitulada “Temas Regionais”, resgata trabalhos elaborados no Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento no NAEA/UFPA, abordando questões como conforto ambiental, verticalização do centro de Belém, habitações em áreas de invasão, a expansão urbana e a história do curso de Arquitetura entre as vertentes moderna e regionalista. Esses textos revelam como fatores políticos, econômicos e sociais moldaram a ocupação da cidade e influenciaram as dinâmicas territoriais que ainda marcam a metrópole amazônica.
A segunda parte da obra apresenta pesquisas coordenadas pelo professor Ronaldo, com foco em soluções sustentáveis para a construção civil na Amazônia. Os estudos exploram o uso de materiais locais em compósitos ecológicos, a técnica tradicional da taipa de mão e experimentos voltados ao restauro, como os protótipos para recuperação do forro histórico da capela da Santa Casa de Misericórdia do Pará. Unindo tecnologia, saberes tradicionais e preservação patrimonial, essa publicação oferece não apenas um registro da memória acadêmica, mas também um guia para novos caminhos de pesquisa e inovação no campo da arquitetura e urbanismo amazônico.
Após a publicação deste primeiro volume, o segundo volume está previsto para o mês de agosto, estando ambos disponíveis no site do Lamemo: http://lamemo.arq.br/
Link de acesso para o livro:
Comentários
Postar um comentário