Missão PROCAD IAU USP São Carlos


     No período de 24 a 26 de outubro de 2013 ocorreu a Missão de Docência e pesquisa da professora Cybelle Miranda, integrante do Grupo I Teoria História e Projeto de Arquitetura, ao Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP São Carlos.
      Inicialmente, a Profª Cybelle foi recebida pela Coordenadora do Grupo na USP Anja Pratschke, reunindo inicialmente com o Diretor do IAU Prof. Carlos Martins e em seguida com as professoras Maria Ângela Bortolucci (USP SCar) e Luzia Sigoli Fernandes Costa (UFSCar) sobre Pesquisa do patrimônio das fazendas de Café na região de São Carlos, atividade que contou com participação da Mestranda Laura Costa.
   Foram tratados assuntos referentes a preservação da memória institucional, tema que está em fase de discussão na UFSCar, preocupação com a guarda dos TCCs e monografias que devem constituir um Centro de Memória das Universidades com participação de profissionais da biblioteconomia, arquivologia, museologia, acoplados aos Laboratórios de pesquisa, citando o caso da Química e da Engenharia. As professoras falaram sobre as pesquisas multidisciplinares sobre o acervo das fazendas de café, e discutiu-se a itinerância a Belém da exposição dos 17 painéis produzidos sobre o acervo. O projeto desenvolvido resultará em novas metodologias de inventário, que será disponibilizada como software livre para ser adotado em outras pesquisas.
        À tarde houve reunião com Prof. Renato Anelli, que pré-agendou sua vinda a Belém em abril de 2014. Em curso a ser ministrado aos discentes da FAU/PPGAU/UFPA propôs abordar o tema de sua dissertação sobre os Cinemas Art Decó em São Paulo, bem como sobre Arquitetura moderna de Rino Levi e a imigração italiana em São Paulo e sua repercussão na Arquitetura contemporânea. Em seguida a professora ministrou Palestra A memória como fio condutor na preservação do patrimônio arquitetônico paraense - trajetória do LAMEMO/UFPA no Auditório do IAU.
       No dia 25, houve a Defesa de Tese de Doutorado de Mayara Souza “Em conjunto:  ações culturais e meios digitais”, orientada pelo Prof. Marcelo Tramontano. Visita as instalações do IAU e da Escola de Engenharia mostrando Laboratórios LAMEM, experimentos com habitação e sustentabilidade, taipa japonesa, etc... Visita a Biblioteca da Escola de Engenharia e do Acervo do IAU, acompanhada pela Profª Anja Pratschke. À tarde reuniu com o Prof. Marcelo Tramontano para definição de agenda de sua missão a Belém. O dia encerrou com visita ao NOMADS http://www.nomads.usp.br/site/.
Imagem 1: Professora Anja Pratschke e Cybelle Miranda em visita ao Acervo de Teses e Dissertações do IAU

Imagem 2: Professora Ângela Bortolucci, Luzia Sigoli, Cybelle Miranda e mestranda Laura Costa em reunião na Reitoria da UFSCar

Imagem 3: Professora Cybelle Miranda em Palestra no Auditório do IAU

Imagem 4: Prédio do NOMADS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas