Uma reflexão sobre a função da Arquitetura Pós-Moderna no templo religioso da Igreja Universal do Reino de Deus

Este ensaio foi selecionado dentre os ensaios desenvolvidos como avaliação da disciplina Estética das Artes Plásticas ministrada pela Professora Cybelle Miranda com a monitoria de Vithória Silva. Produzido pelos alunos da turma vespertino: Dayana Ramos, Elizeane Figueiredo, Isabela Machado e Sara Monteiro. Cabe mencionar que os trabalhos são fruto da experência em ensino remoto emergencial, devido à pandemia de Covid-19, demonstrando a importância da não-paralização das atividades na Universidade (ainda que de forma remota) para o desenvolvimento da ciência, principalmente no que se refere à cidade de Belém. 


A conexão do belo com o sagrado esteve presente por muitos anos, fosse nas artes, em geral, e nas construções de templos. Há motivos sólidos para isso, segundo o filósofo Roger Scruton: "A beleza, assim como a religião, faz parte da nossa necessidade de consolação em um mundo complexo e caótico de tristeza e sofrimento”. Nota-se, portanto, a importância da estética para os templos, visto que a utilização de símbolos, pinturas, esculturas e artefatos sacros nos aproximam do sagrado, visto que, pela análise de Roger Scruton, é por meio da beleza que o ser humano pode presenciar o transcendente.

Entretanto, com a chegada do mundo moderno, em meio a Revolução Científica, houve mudanças significativas no modo de conceber e construir, e o que na atual conjuntura presenciamos é uma arquitetura pós-moderna cheia de peculiaridades perigosas quanto à importância da estética, principalmente, para os templos religiosos. Estes ora parecem limitados ao funcionalismo, ora parecem seguir um formato fora do contexto, típico de uma obra pós-modernista, limitando a arquitetura religiosa a uma condição simplista.

Discursos sobre o resgate do sagrado e sobre autenticidade foram reunidos na tentativa de demonstrar a função da arquitetura pós-moderna para os templos religiosos de Belém e o que as formas construídas comunicam aos espectadores e usuários.

A conexão do belo com o sagrado esteve presente por muitos anos, fosse nas artes, em geral, e nas construções de templos. Há motivos sólidos para isso, segundo o filósofo Roger Scruton: "A beleza, assim como a religião, faz parte da nossa necessidade de consolação em um mundo complexo e caótico de tristeza e sofrimento”. Nota-se, portanto, a importância da estética para os templos, visto que a utilização de símbolos, pinturas, esculturas e artefatos sacros nos aproximam do sagrado, visto que, pela análise de Roger Scruton, é por meio da beleza que o ser humano pode presenciar o transcendente.

Entretanto, com a chegada do mundo moderno, em meio a Revolução Científica, houve mudanças significativas no modo de conceber e construir, e o que na atual conjuntura presenciamos é uma arquitetura pós-moderna cheia de peculiaridades perigosas quanto à importância da estética, principalmente, para os templos religiosos. Estes ora parecem limitados ao funcionalismo, ora parecem seguir um formato fora do contexto, típico de uma obra pós-modernista, limitando a arquitetura religiosa a uma condição simplista.

Discursos sobre o resgate do sagrado e sobre autenticidade foram reunidos na tentativa de demonstrar a função da arquitetura pós-moderna para os templos religiosos de Belém e o que as formas construídas comunicam aos espectadores e usuários.

Figura 01 - Localização da IURD. Fonte: Google Maps.

A IURD teve seu processo de expansão nacional nos anos 80, hoje todos os estados brasileiros contam com sedes locais que vão desde templos próprios, galpões alugados, presídios, cidades ribeirinhas e até mesmo em aeroportos. Além disso, a Igreja Universal do Reino de Deus também está presente em outros países como Estados Unidos, Argentina, Portugal e Japão. Só no Brasil há 7157 igrejas, já pelo mundo não há um número exato contabilizado. 

O templo da IURD foi escolhido como exemplo de arquitetura pós-modernista na região metropolitana de Belém, por conta da grande quantidade de referências a outros estilos arquitetônicos e seus excessos. É possível observar na edificação referências ao estilo neoclássico, devido à presença do frontão, a busca por uma simetria, o uso de cúpulas e, até mesmo, colunas de ordem Dórica. Ao mesmo tempo, há a presença de materiais modernos, como vidros espelhados e esquadrias metálicas. Tais misturas de estilos, elementos e referências podem acabar confundindo seu público, Stroeter afirma que a arquitetura pós-modernista tem dificuldade de atingir um grande público de maneira compreensível e significativa.

Nesse viés, é mister pensar sobre qual o papel da estética contemporânea nos templos da IURD, o que ela transmite ao remeter várias referências históricas. Para Costa (2016), as construções dos templos atuais não possuem quaisquer significados profundos “suas formas não evidenciam uma conversa com os indivíduos que nele entram, para que possam entender os princípios pelos quais a obra se tornou o que é” (COSTA, 2016, p.22).

Em nível de observação, os templos religiosos pós-modernos são como qualquer arquitetura contemporânea, na qual Stroeter descreve como limitados a formas e/ou formatos por seguirem padrões utilitários. Em contraposição, para Contins e Gomes, essa padronização é o que confere aos templos da IURD um caráter permanente, de uma congregação consolidada, quando afirma que “As catedrais seguem com o princípio de padronização e reprodução, enfatizando determinadas referências estilísticas que podem expressar o projeto de igreja elaborado pela IURD: consolidada e permanente” (CONTINS e GOMES, 2008, p.193). Isso é o que as autoras descrevem como a busca da autenticidade não aurática de marca espacial, na qual as “catedrais da fé” devem ser percebidas como um monumento.

Entende-se que no caso do templo da IURD em Belém, buscou-se em sua edificação colocar elementos de destaque, que chamassem atenção de quem passasse por lá, seja pela grandiosidade, seja pela estranheza. Na fachada principal da igreja é possível ver sua beleza suntuosa (Figura 02). O que chama mais atenção de quem circula por esse caminho é a simetria dos elementos contidos nela, essa grandiosidade expressa na entrada dá ao observador um pouco do que há dentro do templo. A fachada integra um pórtico tetrastilo que sustenta o frontão triangular que decora o topo da igreja, bastante comum nesse modelo de construção. Logo também, observamos as abóbadas do tipo berço ou canudo presente entre vãos na entrada do local.

Figura 02 - Fachada da IURD do Entroncamento. Fonte: autoras, 2020.


O interior da igreja também tem referências a outros estilos arquitetônicos, como o gótico, por conta do grande vitral em formato de cruz presente no teto e nas laterais (figura 03). Há outros seis grandes vitrais com os nomes das doze tribos de Israel. Logo ao entrar é possível visualizar a inscrição “Jesus Cristo é o Senhor'', destacado ao centro do altar e logo abaixo outro grande e chamativo vitral, em sua base um símbolo da IURD. Há também um candelabro constituído por sete lâmpadas que também possui dois símbolos semelhantes à letra “A” e o símbolo grego de Ômega. A estrutura ainda conta com televisores, usados para reproduzir testemunhos de fiéis.

Figura 03 - Interior da IURD. Fonte: autoras, 2020.

Conclusão

Neste ensaio, buscou-se instigar uma reflexão sobre a função da arquitetura pós-moderna em templos religiosos, em suma, no templo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Foi possível observar, mediante as pesquisas bibliográficas, as referências e as aulas da matéria de Estética a importância de estudar e aplicar o campo da estética nas obras arquitetônicas, ao analisar os elementos construtivos e simbólicos os quais compõem a obra contemporânea aqui descrita. 

Além disso, as referências estudadas serviram como base para notar como algumas opiniões científicas podem ser observadas em construções reais, nos comportamentos que a arquitetura dessas construções causa nos espectadores e usuários. Portanto, vale destacar a importância deste ensaio como forma de aplicar o conhecimento da matéria para fins científicos e como o tema aqui abordado poderá balizar estudos futuros sobre o assunto.



Referências

CONTINS, Márcia e GOMES, Edlaine de Campos. Edificações religiosas e autenticidade: comparando a IURD e os carismáticos católicos. Revista ANTHROPOLÓGICAS, ano 12, volume 19(1), 2008.

COSTA, Wagner José Ferreira de. Arquitetura Religiosa e o resgate do sagrado em Belém-PA. 2016. 174 f. (Trabalho de Conclusão de Curso) - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Pará, 2016.

SCRUTON. Why Beauty Matters [Documentário]. Direção de Roger Scruton. Inglaterra, 2009, 59 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CjAqotcBVbM. Acesso em 14/12/2020.

STROETER, João Rodolfo. Pós-Modernismo. In:__________. Arquitetura & Teorias. São Paulo: Nobel, 1986. p. 189-210.

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