A história sob os pés: os ladrilhos hidráulicos da Santa Casa de Misericórdia de Manaus como bens patrimoniais integrados

 A edição nº 16, 2ª série dos cadernos do Arquivo Municipal de Lisboa aborda a temática dos materiais construtivos de interesse histórico, dessa forma o artigo escrito pelas autoras Camyla Torres (Mestre pelo PPGAU/UFPA) e Cybelle Miranda (professora PPGAU/UFPA) analisa os ladrilhos hidráulicos presentes na Santa Casa de Misericórdia de Manaus, por meio do acervo iconográfico e de jornais encontrados durante as pesquisas. Neste sentido, o artigo pretende contribuir na pesquisa de revestimentos de prédios históricos e na história da Santa Casa de Manaus, já que há poucos estudos na área. Assim, o objetivo também é relatar a situação atual do hospital, que encontra-se em deterioração por conta do abandono. 

O artigo se enquadra na linha de pesquisa de Arquitetura Assistencial, desenvolvida pelo Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO-UFPA), bem como faz parte da dissertação de mestrado da discente Camyla Torres. Boa leitura!

Figura 1: Padrões de ladrilhos Hidráulicos localizados no pavimento térreo (Santa Casa de Misericórdia de Manaus), 2020. Fotografias de Alcilânia Lima.


Resumo:


Os ladrilhos hidráulicos são materiais construtivos que abarcam tanto a sua funcionalidade (como o revestimento de superfícies), quanto o seu uso (como um componente de uma programação visual na arquitetura). Neste estudo, propõe-se analisar a diversidade tipológica dos ladrilhos hidráulicos presentes na Santa Casa de Misericórdia de Manaus/Amazonas e em sua capela, revelando o seu uso como um símbolo de modernidade do período eclético, mas também como uma tentativa de segregar os espaços por classe social a partir da paginação de piso. Da inspeção visual dos espaços em distintos momentos, após o fechamento do prédio, constatou-se que, apesar dos danos causados ao local, ainda resistem pisos de ladrilhos hidráulicos que contam parte da história da instituição e podem suscitar memórias e vivências que contribuirão para ações de valoração e preservação do patrimônio cultural da Santa Casa de Misericórdia.


Figura 2: Prédio principal da Santa Casa de Misericórdia de Manaus. Fotografia de Camyla Torres, 2019.
 

 

Para acessar o artigo basta clicar no link a seguir: Arquivo Municipal - Ladrilhos Hidráulicos da Santa Casa


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas