Arquitetura em Madeira: do vernacular ao erudito, concepções amazônicas

 



O artigo elaborado pelo professor Ronaldo Marques de Carvalho e pela Arquiteta Beatriz Trindade, publicado na Revista RCT, integra as produções da pesquisa: A Arquitetura Paraense dos anos 80 e 90 do século XX tomando como referência a realização do primeiro Curso de Especialização em Arquitetura nos Trópicos na UFPA.


Figura 1. Casa do Gadotti - Milton Monte: a) Foto externa; e b) Foto sob o telhado. (Fonte: CARVALHO, 2006).


Resumo:

 O presente artigo traz à tona a discussão do uso da madeira na arquitetura amazônica contemporânea, a partir de suas qualidades e mais diversas formas de utilização. Ressalta-se que por muitos séculos a madeira apresentava-se como material nobre, sendo posteriormente ressignificado o seu uso, destinado principalmente a autoconstrução, priorizando-se então materiais cerâmicos, concretos e aços nas edificações atuais, sobretudo com o advento do modernismo. Porém, a partir dos estudos e concepções arquitetônicas vinculadas aos diversos regionalismos dos anos 1980, surge uma nova compreensão da arquitetura conectada ao seu local de origem. Estes propiciaram uma significativa produção arquitetônica utilizando-se a madeira, evidenciada nas obras de arquitetos amazônidas, com ênfase a Milton Monte e Severiano Porto.


Figura 2. Casa em Palafita na cidade de Afuá, PA. Fonte: Acervo Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural - FAU/UFPA, 2016. Foto Dinah Tutyia.



Para ler o artigo na íntegra basta clicar no seguinte link: Artigo - Arquitetura em Madeira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas