Olhares sensíveis ao CENTRO HISTÓRICO DE BELÉM - vivências e temporalidades

Capa do livro. Fonte: Acervo pessoal de Simone Cravo.
 Na sexta-feira às 17h do dia 28 de junho de 2019, começava a cerimônia alusiva aos 55 anos do Curso de Arquitetura, hoje Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UFPA), quando houve o lançamento do livro "Olhares sensíveis ao centro histórico: vivências e temporalidades" organizado pelos professores doutores Cybelle Salvador Miranda e Luiz de Jesus Dias da Silva. Na ocasião foi feita uma homenagem ao mestre e  arquiteto Euler Santos Arruda, que agradeceu durante a cerimônia. Para mais informações, acesse a matéria do Portal da UFPA no link: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/10316-faculdade-de-arquitetura-lanca-obra-que-reune-trabalhos-sobre-o-centro-historico-de-belem.
A capa da obra fora elaborada pelo professor da UFPA Haroldo Baleixe, que traz uma cena muito comum em Belém, inclusive vista no dia do lançamento do livro - a chuva. 

O livro contou com a contribuição de diversos arquitetos e foi produzida pela editora do NAEA. Maria Goretti da Costa Tavares, da Faculdade e Programa de Pós-graduação em Geografia da UFPA conta que "a leitura do livro [...] permite um mergulho e percurso por processos atuantes no Centro Histórico de Belém e que são fruto de pesquisas desenvolvidas pelos coordenadores da coletânea e de outros pesquisadores da Faculdade de Arquitetura e do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA" (Prefácio do Livro). 

Resumo:
O Centro Histórico de Belém é o recorte eleito para que possamos observar a passagem do tempo ancorada no traçado urbano, nos telhados ocres, nas fachadas profusamente decoradas por relevos e azulejos. Substrato para políticas públicas de diversas vertentes, este espaço cheio de contradições espelha de modo especial a diversidade da cultura amazônica, em que tradição e modernidade coexistem. Os organizadores desta coletânea se propõem aglutinar reflexões em que pesquisadores da Arquitetura e Urbanismo e do Turismo lançam mão de repertórios e referências teóricas ancoradas nas ciências sociais, com ênfase na Etnografia e na História, a fim de lançar novos olhares que permitam entender as paisagens do CHB a partir de seus usuários. Reunindo pesquisadores de distintas instituições da Amazônia, esta coletânea visa, por meio de olhares distintos, articular as relações sociais contemporâneas em uma paisagem marcada por intervenções de períodos distintos, de modo a contribuir com resultados científicos que possam dar base a políticas públicas em várias escalas, para a gestão do CHB. Portanto, destina-se ao público em geral, e mais especificamente a estudantes e profissionais da Arquitetura e Urbanismo, das ciências sociais, e aos técnicos e gestores patrimoniais e do urbanismo. 


Autores no dia do lançamento. Foto: Vithoria Silva. 

Professores Cybelle Miranda, Euler Arruda e Ronaldo Carvalho. Foto: Vithoria Silva


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas