PESQUISA EM ARQUITETURA E URBANISMO NA AMAZÔNIA

Capa do livro. Fonte: Site da UNIFAP. 
2019 é o ano de diversos lançamentos de livros na área de Arquitetura e Urbanismo na Amazônia. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo na Amazônia foi organizado por José Alberto Tostes, professor da Universidade Federal do Amapá, e conta com contribuições da Universidade Federal do Pará através de Cybelle Miranda, Ronaldo Carvalho e Nathália Castro (LAMEMO) e Celma Pont Vidal (LAHCA). Além disso, as contribuições também foram advindas da Universidade Federal de Roraima, Universidade Federal do Tocantins, Universidade do Acre, Universidade da Amazônia e Universidade Estadual do Maranhão. O livro agrega capítulos de pesquisadores do grupo Rede Amazônia de Pesquisa, cadastrado no CNPq, abaixo o resumo do artigo do LAMEMO:

A sobrevivência da imagem nas capelas assistenciais em Belém: uma discussão sobre a preservação do patrimônio
Resumo: 
A investigação da imagem nas capelas assistenciais da Santa Casa de Misericórdia e da Beneficente Portuguesa evidencia a relevância do conhecimento da estética e simbologia das imagens para garantir a valorização do patrimônio arquitetônico no Pará. O entendimento do repertório decorativo eclético como uma viagem de formas que, ao sobreviverem, adquirem novos senti-dos ao serem interpretadas e vivenciadas pelos usuários dos ambientes que integram é essencial para o processo de valorização destes. Assim, o diálogo entre a História da Arte e a preservação dos monumentos serve para demonstrar a importância das imagens na identidade eclética das capelas inseridas em espaços de saúde de Belém-PA, cujo reconhecimento pela sociedade é essencial para a permanência desses espaços sacros.


Palavras-chave: Produção arquitetônica; arquitetura moderna; São Luís


A obra conta com 8 artigos e sobre os artigos dos autores da Universidade Federal do Pará José Alberto Tostes acrescenta:

Para o primeiro e-book, teremos a participação de diversos pesquisadores que integram o projeto e com relevante experiência no desenvolvimento de atividades acadêmicas e científicas na área de Arquitetura e Urbanismo. 

Para adquirir este e outros e-books da Editora da UNIFAP, basta clicar no link: E-books - Editora Universitária UNIFAP

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas