Patrimônio reconstruído: a Santa Casa de Manaus

A edição XV, número 1 da Revista 19&20 aborda a temática da iconografia dentro do patrimônio, dessa forma o artigo escrito pelas autoras Camyla Torres (PPGAU-UFPA) e Cybelle Miranda (UFPA) se enquadrou com a (re)construção da Santa Casa Misericórdia de Manaus, através do acervo iconográfico e de jornais encontrados durante as pesquisas. Neste sentido, a memória documental é utilizada como base para a abordagem da arquitetura do prédio, que atualmente está abandonado e degradado, correndo o risco de cair no esquecimento. Assim, o trabalho também é uma forma de registrar todos os acontecimentos do bem e assim, levantar subsídios para considerá-lo, na prática (tendo em vista que o prédio já é tombado) como patrimônio da saúde de Manaus.  

O artigo se enquadra na linha de pesquisa de Arquitetura Assistencial, desenvolvida pelo Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (LAMEMO-UFPA), bem como faz parte da dissertação de mestrado da discente Camyla Torres. 

 

      


Resumo: 

O artigo analisa a trajetória da arquitetura da Santa Casa de Misericórdia de Manaus, desde sua construção como Hospital da Caridade, em 1873, até as reformas que lhe deram seu aspecto hodierno. Para tal fim, abordamos a relação entre história e memória, e os lugares onde as recordações residem - neste caso, os jornais da época e a iconografia. A interpretação dessas fontes revela não apenas aspectos construtivos do edíficio, mas também os contextos sociais que atuaram em sua história e na relação entre permanência e esquecimento.  


Para ler o artigo completo basta clicar no seguinte link: Artigo 19&20 - Santa Casa de Manaus 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas