TCC "O SÍTIO DA PATRIMONIAL"

O bairro da Cidade Velha desperta um sentimento nostálgico nos moradores de Belém em geral. Considerado como patrimônio da cidade, muitas são as interpretações de cada um a respeito do tema,  e é nesse momento que surge a necessidade de alguém que dê voz, para que cada um, em seu lugar de fala demonstre as muitas facetas que a patrimonialização de bens imóveis pode proporcionar. 

"O 'SÍTIO DA PATRIMONIAL': uma análise sobre a outra faceta do bairro gênese da cidade de Belém" é o Trabalho de Conclusão de Curso do arquiteto e agora mestrando Sidney Pery Filho (PPGAU/UFPA) e orientado pela Prof.ª Cybelle Miranda (UFPA). O estudo apresenta o histórico do bairro da Cidade Velha, destacando as diferentes perspectivas dos moradores da porção do bairro que não se enquadra no Centro Histórico de Belém, captadas através do método etnográfico, além da expressão arquitetônica presente. Assim, o delineamento da pesquisa se baseia na porção mais recente e de menor destaque em relação à região turística e mais antiga do bairro, a fim de observar a paisagem e as dinâmicas que ocorrem no espaço.

Sede do antigo Café Glória, localizado na Rua de Óbidos. Fonte: Sidney Pery, 2019.

Vista do interior do complexo da antiga sede do Café Glória. Fonte: José Vasconcelos, 2014.  







Residência com características neocoloniais situada
na rua Veiga Cabral, esquina com a Trav. Carlos de Carvalho.
Fonte: Sidney Pery, 2019. 



Resumo:

Este trabalho possui como objetivo a análise da porção aqui designada como “a mais recente” do bairro da Cidade Velha em Belém do Pará, a qual não costuma ter o merecido destaque em produções científicas de arquitetura pelo fato de os limites abrangidos pelo recorte escolhido como objeto de estudo não conterem numerosos exemplares de edificações com interesse a preservação em relação à porção antiga. No entanto, apesar de suas diferenças em relação ao núcleo mais antigo, a área possui sua devida importância. Por meio da pesquisa bibliográfica, do levantamento fotográfico e da utilização do método etnográfico para a realização de entrevistas com moradores e técnicos do patrimônio, foi realizada uma contextualização histórica sobre a área e a caracterização das tipologias arquitetônicas e da paisagem nela existente. Ademais, foram apresentadas também as diferentes percepções dos sujeitos que atuam, de forma direta ou indireta, sobre a área. Assim, o estudo dessa parte do bairro e a compreensão do diálogo existente entre a mesma e sua porção antiga faz-se necessário para que a Cidade Velha possa ser apreendida como um todo, o qual possui.

Palavras-chave: Cidade Velha; Arquitetura Civil; Percepções; Belém-Pa.

Para acessar o trabalho completo e fazer download, basta clicar no seguinte link: TCC O "SÍTIO DA PATRIMONIAL" - SIDNEY PERY

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas