TCC TECNOLOGIA E ARQUITETURA - tecnologia aplicada a instituições de longa permanência para idosos

Figura 01 - Da esquerda para a direita: Leonardo Miranda, 
Ronaldo Marques de Carvalho e Cybelle Salvador Miranda.
Foto: Larissa Leal, 2020. 

O arquiteto Leonardo Miranda Abdon, formado pela FAU-UFPA e colaborador das pesquisas desenvolvidas no LAMEMO em 2017, abordou em seu Trabalho de Conclusão de Curso a "Tecnologia assistiva na Arquitetura das smart homes o uso de sensores para aplicação no ambiente interno de instituições de longa permanência para idosos". Sob as orientações do prof. Ronaldo Marques de Carvalho (FAU-UFPA) e Manoel da Silva Filho (PPGNBC)  como co-orientador, o tema se mostrou bastante inovador e continuará a ser desenvolvido pelo arquiteto durante o mestrado em Neurociências, no Programa de Pós-graduação em Neurociências e Biologia Celular (PPGNBC). Atualmente Leonardo Miranda faz parte do Laboratório de Neuroengenharia e tem como orientador o prof. Manoel da Silva Filho. 


Resumo: 

Este trabalho busca analisar as transformações tecnológicas advindas das smart homes e suas particularidades, assim como aprofundar-se no estudo de tecnologias assistivas, a fim de criar um objeto tecnológico voltado a Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Este estudo também busca analisar as características próprias de uma ILPI através de estudos teóricos, leitura das normas disponíveis e estudo de campo, com visitações à ILPI do Pão de Santo Antônio para melhor percepção de suas realidades e necessidades, de modo a guiarem o desenvolvimento de um objeto em prol dos pontos apresentados. Por fim, pretende-se realizar a criação deste objeto voltado para atender problemas pontuais e, uma vez finalizado, estudar suas capacidades de atuação em simulação de projeto arquitetônico de dormitório tipo criado com base nos estudos realizados. 

Palavras-Chave: Instituições de Longa Permanência para Idosos, Tecnologia Assistiva, Smart Homes, Idosos, Tecnologia na Arquitetura.

Figura 02 - Exemplo de aplicação da tecnologia em projeto arquitetônico. Fonte: Leonardo Miranda, 2019. 


Para download do TCC completo basta clicar no link: Tecnologia assistiva na arquitetura das smart homes - Leonardo Miranda




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas