TCC VILA ANDRADE RAMOS

Sabe aquelas casas com uma porta de entrada grande, que ao passar pelo bairro de Nazaré enxergamos e nos perguntamos qual será a história dessa edificação? Quem morou nela? Como foi construída? Pois é, eis a história de uma vila dessas casas. 

O Trabalho de Conclusão de Curso da arquiteta e agora mestranda (PPGAU/UFPA) Beatriz Maneschy, orientado pela professora Cybelle Miranda (UFPA), aborda a vila pós-eclética da família Andrade Ramos. As quatro casas estão localizadas na rua João Balbi com a passagem Ramos, no bairro de Nazaré, e foram construídas em 1934 sob as ordens do senhor Andrade Ramos a fim de presentear quatro de suas seis filhas. Dessa forma, o trabalho propõe um estudo tipológico das casas com base em outras vilas pós-ecléticas existentes na cidade de Belém, a fim de contribuir para a construção de uma imagética arquitetônica do bairro de Nazaré e demonstrar a existência de significativo patrimônio cultural na área, por meio das diversas linguagens arquitetônicas identificadas nos objetos de estudo. 

Fachada de duas das casas da vila, atualmente. Fonte: Beatriz Maneschy, 2019.


Fachada de duas das casas da vila, atualmente. Fonte: Beatriz Maneschy, 2019.

Resumo: 
Ilustração das fachadas demonstrando os elementos individualizantes e os de união.
Fonte: Beatriz Maneschy, 2019.
O bairro de Nazaré agrega uma gama de edificações que podem ser enquadradas como patrimônio cultural da cidade de Belém-PA, uma delas é a tipologia em vila, cuja frequência nas ruas do bairro a torna um dos componentes da imagética arquitetônica do bairro de Nazaré. As vilas são constituídas por conjuntos de casas com planta e volumetria semelhantes, propagadas internacionalmente a partir da Revolução Industrial, visando a economia na construção e/ou o lucro, devido ao aluguel das casas. Fora realizado um mapeamento destas vilas que comprovasse a frequência desta tipologia ao longo do bairro. Especificamente, o objeto de estudo deste trabalho será a vila Andrade Ramos, uma das vilas geminadas encontradas ao longo do bairro de Nazaré. Construída no ano de 1934, em um contexto pós-eclético, posterior o Ciclo da Borracha e de despontamento das primeiras obras arquitetônicas modernistas na cidade, a vila ainda fora edificada seguindo as técnicas construtivas e materiais encontrados nas residências ecléticas, ainda que já sendo possível reconhecer certos elementos mais retilíneos e minimalistas, o que a difere de outras vilas ecléticas encontradas pelo bairro, com maior influência Classicizante. O objetivo principal deste trabalho é analisar tipologicamente a vila Andrade Ramos, identificando suas influências nacionais e internacionais, a história da família Andrade Ramos e a construção destas casas. Para isso, fora realizado um levantamento físico-cadastral da residência 674 da vila, com o objetivo de compreender o partido arquitetônico e realizar a análise da tipologia para além de sua volumetria e fachada. Além disso, utilizando programas de arquitetura e animação gráfica, realizou-se uma reconstrução virtual da vila em seu possível estado original, de forma a contribuir para a Memória do Patrimônio Cultural deste exemplar da tipologia vila no bairro de Nazaré.

Palavras-chave: Vilas; Patrimônio; Ecletismo; Belém-PA.

Acesso e download do trabalho completo por meio do link: TCC VILA ANDRADE RAMOS - Beatriz Maneschy.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas