Extensão

2017 - Como ser Moderno e Restaurar o Antigo

Descrição: Projeto visa a compreensão da ação de preservação do patrimônio material como essencialmente histórica e embasada no contexto cultural local. Por meio da divulgação do Acervo (pertencente ao Arquiteto Roberto de La Rocque Soares e doado ao LAMEMO/FAU), referente a intervenção emblemática realizada no Palácio Lauro Sodré, também conhecido como Palácio de Landi, propõe-se a discussão acerca dos paradigmas norteadores da preservação do patrimônio arquitetônico no Pará, nos anos 70 do século XX, tendo como ações previstas uma exposição a ser realizada no Palácio, hoje Museu Histórico do Estado do Pará (MEP), oficinas com a comunidade e a elaboração de um catálogo, a ser divulgado em meio virtual.
Situação: Concluído;
Alunos envolvidos: Ana Paula Figueiredo; Beatriz Trindade; Emanuella Piani; Danieli Araújo; Fernanda Costa; Flávia Carvalho; Larissa Leal; Lívia Costa; Leonardo Miranda; Luiz Rabelo; Hugo Souza; Pâmela Figueiredo; Vithória Silva; Wagner Costa; Zâmara Lima;
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Laura Caroline de Carvalho da Costa; Ronaldo Marques de Carvalho; Mariana Batista Sampaio;
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio Financeiro Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2016



2011 – Projeto de Layout para o Prédio Anexo à Reitoria – UFPA
Descrição: O projeto consiste em desenvolver um layout para o prédio anexo à Reitoria, para o qual alguns setores que hoje se localizam no atual prédio serão realocados. Foi feito um levantamento sobre as necessidades destes departamentos, através de entrevistas – auxiliadas por um questionário –, para que o layout correspondesse aos requisitos de bom funcionamento necessários ao ambiente de trabalho. Foram ainda pesquisados tipos de divisórias que melhor se adequassem ao caso. Atualmente, o projeto está em fase de execução, visto que a obra do prédio anexo está em andamento.
Situação: Concluído;
Alunos envolvidos: Brena Tavares Bessa (graduação)
Integrantes: Ronaldo Marques de Carvalho (Responsável); Cybelle Salvador Miranda
Financiador: Pró-Reitoria de Administração – PROAD/UFPA

Planta-baixa do térreo com o layout desenvolvido – Prédio Anexo à Reitoria-UFPA
Fonte: Brena Tavares Bessa/desenho em AutoCAD

2011 – Projeto do Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos
Descrição: Trata-se do desenvolvimento do projeto arquitetônico para o Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos, localizado no bairro de Canudos, em Belém-PA. Para tal, foram feitas visitas no local e entrevistas com os moradores do bairro e usuários do Centro, com a finalidade de desenvolver um programa de necessidades que correspondesse aos anseios dos mesmos. O projeto refere-se à adequação do edifício aos serviços que o Centro oferece à comunidade. Consta de um edifício de dois pavimentos, totalizando aproximadamente 362m² de área construída – o pavimento térreo apresenta sala de atividades múltiplas, administração, duas salas de aula, copa, refeitório e banheiros; o pavimento superior consta de mais duas salas de aula, sala de informática, biblioteca e banheiros. O projeto encontra-se em desenvolvimento, aguardando novas reuniões com a comunidade.
Situação: Concluído;
Alunos envolvidos: Mônica Soares e Brena Tavares Bessa (graduação)
Integrantes: Ronaldo Marques de Carvalho (Responsável); Cybelle Salvador Miranda
Financiador: Associação dos Rotarianos de Belém – ARB

Atual Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos

Membros da Prefeitura de Belém, da ARB e do LAMEMO

Planta-baixa do térreo com o layout – Centro Comunitário Dr. Cipriano Santos
Fonte: Mônica Soares e Brena Tavares Bessa/desenho em AutoCAD

2011 - Inventário da Antiga Estação Ferroviária da Vila Pinheiro 
Descrição: O projeto pretende associar o trabalho de memória sobre a Estrada de ferro Belém-Bragança, Ramal de Icoaraci, antiga Vila Pinheiro, com a produção e divulgação da cerâmica arqueológica produzida no Distrito. Assim, este será o primeiro passo para um Programa de pesquisa e extensão mais complexo, que assumirá três dimensões: Pesquisa iconográfica e de depoimentos sobre a memória da Estrada de ferro em Icoaraci; restauro do prédio da antiga estação, onde hoje funciona a Cooperativa de Artesãos de Icoaraci (COARTI) e formação de jovens artesãos através do conhecimento das culturas pré-cabralinas e de suas técnicas e motivos cerâmicos. Nesta primeira etapa, foi realizada a pesquisa iconográfica, bem como o levantamento da edificação onde atualmente funciona a sede da COARTI, onde antes funcionou o terminal da Vila Pinheiro da Estrada de Ferro.
Situação: Concluído
Alunos envolvidos: Samantha Moy e Regina Amaral (graduação); Dinah Reiko Tutiya (mestrado)
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Ronaldo Marques de Carvalho; Ana Léa Matos; Fortunato Neto; Juliane Pantoja
Financiador(es): Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2010

Banner desenvolvido na conclusão do projeto
Fonte: Equipe LAMEMO

2009-2010 – Filhos do Aurá: Projeto arquitetônico de uma escola comunitária
Descrição: Corresponde à elaboração de projeto arquitetônico, especificações, detalhamentos e quantificações referentes ao projeto arquitetônico de uma escola comunitária, a creche “Filhos do Aurá”, na Ocupação Carlos Mariguella, no bairro Águas Lindas, em Belém-PA. Foi elaborado através de Projeto de extensão desenvolvido no Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural- LAMEMO, tendo como objetivo a reestruturação desta edificação. O projeto contou com o apoio do Programa “Atitude”, veiculado pelas TVs RBA e Marajoara, coordenado pela jornalista Meg Barros, o qual busca parceiros para ações sociais por meio da colaboração de pessoas físicas e jurídicas. O objetivo geral de elaboração do projeto arquitetônico visou às necessidades de estabilidade, segurança e conforto, das em média 100 crianças, filhas de catadores do lixão do Aurá. Com aproximadamente 415m² de área construída, o projeto consta de cozinha, despensa, quartos, salas de atividades, refeitório, área de serviço, biblioteca, entre outros. Os projetos complementares (orçamento, projetos elétrico e hidro-sanitário), foram elaborados pelo professor Fernando Edmundo Chermont Vidal, na Universidade de Brasília-UNB, e pelo Eng. Civil Moacir Souza Lima Jr, da Universidade Federal do Pará-UFPA. 
Situação: Concluído
Alunos envolvidos: Mônica Soares (graduação)
Integrantes: Ronaldo Marques de Carvalho (Responsável); Cybelle Salvador Miranda; Moacir Souza Lima Jr ; Fernando Edmundo Chermont Vidal
Financiador: Pró-Reitoria de Extensão – PROEX

Visão geral da creche e a apresentadora Meg Barros
com uma criança atendida pela creche
Foto: Ronaldo Marques de Carvalho, 2009

Layout do projeto de reestruturação
Fonte: Monica Soares/ desenho em AutoCAD

Maquete física da creche “Filhos do Aurá”
Foto: Ronaldo Marques de Carvalho, 2010

2008-2009 – Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários – PITCPES/UFPA
Descrição: O Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários – PITCPES/UFPA é integrado de ensino, pesquisa e extensão vinculado à Pró-Reitoria de Extensão da UFPA. Seu principal objetivo é, através da extensão universitária, prestar acompanhamento e assessoria na formação, desenvolvimento e reestruturação de experiências de Economia Solidária no Estado do Pará. Entre as atividades do PITCPES/UFPA, observou-se a demanda da construção de espaços físicos onde seriam desenvolvidos esses empreendimentos ou necessidade de adequação física de locais onde já havia o uso para o desenvolvimento da produção. O objetivo é melhorar a produção e trazer mais qualidade aos produtos dos empreendimentos atendidos através da adequação dos espaços de fabricação dos mesmos; e desenvolver projetos que visem estratégias e soluções arquitetônicas próprias para a região. Os projetos arquitetônicos realizados neste contexto foram da Agroindústria e Centro de Apoio e Formação – AAMA, a Casa de Farinha – COAFTA, a adaptação da COOPSEG e o Centro Cultural do Açaí de Igarapé-Miri. 
  • Agroindústria e Centro de Apoio e Formação – AAMA
Consta de um projeto de Agroindústria destinada ao processo de beneficiamento de polpas de frutas, possuindo dois blocos: um destinado para a administração e área para funcionários com vestiários e refeitório e o outro bloco principal destinado a agroindústria, que estava setorizado conforme o fluxograma da produção e exigências sanitárias, com ambientes separados em recebimento da matéria-prima e lavagem, produção, embalagem e estocagem. Posteriormente, temos o projeto do centro de apoio e formação, localizado no terreno da atual sede da associação, formado por alojamentos com quartos e banheiros separados por gênero e cozinha com refeitório para 50 pessoas. Este centro tem como objetivo acomodar participantes de cursos e oficinas de capacitação realizadas na associação. 
  • Casa de Farinha – COAFTA
Localizada no município de Terra Alta, o projeto da casa de farinha tem como objetivo o melhoramento da produção da farinha e de outros derivados da mandioca, com o incremento na produção através do processo de semi-mecanização e adequação do espaço, conforme medidas sanitárias básicas recomendadas pelos órgãos responsáveis, possibilitando maior qualidade do produto e expansão da venda para mercados mais exigentes, agregando valor ao produto e desenvolvimento para a comunidade. O projeto elaborado é composto de dois setores principais: um destinado para a lavagem e outro para a produção, vestiários separados por gênero, piscinas de decantação para o despejo de resíduos. Como a construção foi pensada no melhoramento das condições sanitárias, possui fechamento em alvenaria de 1.00m de altura, com as aberturas teladas e cobertura proporcionando exaustão do ar quente.  
  • COOPSEG
Projeto de adequação e reforma da cozinha e área de serviços da COOPSEG, localizada no Mercado de São Brás. Portanto o projeto centralizou-se em buscar melhorias do fluxograma da produção, que permitisse a menor contaminação dos alimentos produzidos, através da elaboração de um novo layout. Assim foram criados novos compartimentos como: depósitos e sala destinada à limpeza, ampliação da área da cozinha e organização do espaço da administração. 
  • Centro Cultural do Açaí de Igarapé-Miri
O projeto “Centro Cultural do Açaí” possui finalidades turísticas e de lazer, com caráter de valorização cultural para a população de Igarapé-miri. A idéia inicial para o projeto partiu da proposta de empregar elementos arquitetônicos e uso de técnicas construtivas próprias da região, com intuito de resgatar a sabedoria popular local aliada com novas tecnologias. E estudando o emprego de soluções arquitetônicas que ofereçam sensações térmicas favoráveis ao usuário. O terreno possui 40m de comprimento por 20m de largura e localiza-se na orla da cidade de Igarapé-Miri; na lateral do terreno atravessa um estreito igarapé, aproveitado para a construção de uma doca, utilizada para o desembarque de materiais providos das comunidades próximas ao município. A princípio, o prédio compõe-se por 3 setores com distintas funções: o térreo, próximo ao igarapé, para facilitar o desembarque, encontra-se o setor de serviço desempenhando o beneficiamento do açaí e abrigando uma pequena produção de artesanato; no segundo setor temos o restaurante, previsto para possuir a maior área do prédio, e uma loja; no terceiro setor se encontra o auditório e a sala administrativa, inicialmente prevista para 50 pessoas.
Situação: Concluído
Alunos envolvidos: Monique Bentes Machado Sardo Leão (graduação)
Integrantes: Ronaldo Marques de Carvalho (Responsável); Cybelle Salvador Miranda; Moacir Souza Lima Jr.; Rafaela Barata Alves; Victor Lamarão; Elisa Andrade Neves; Fabiana Teodoro; Camila Cota
Financiador: Pró-Reitoria de Extensão – PROEX

Banner desenvolvido como conclusão
dos projetos do PITCPES/UFPA – AAMA e COAFTA
Fonte: Monique Leão, 2008

Banner desenvolvido como conclusão
dos projetos do PITCPES/UFPA – Centro Cultural do Açaí e COOPSEG
Fonte: Monique Leão, 2009

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas