Eventos

Workshop ‘modelos de arquitetura do Círio de Nazaré e seus referentes na arquitetura popular de Belém’

                Nos dias 4 e 6 de junho aconteceu no Auditório Daniel Campbell, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-FAU o Workshop sobre os Modelos de Arquitetura do Círio de Nazaré e seus Referentes na Arquitetura Popular de Belém, contando com a participação dos professores Artur Rozestraten e Karina Leitão (FAU/USP) e da Arquiteta Daniele Queiroz (FAU/USP). A atividade vincula-se à pesquisa "Portadores do Modelo de Arquitetura em Belém do Pará e Alagoas: um estudo sobre o imaginário e a representação da arquitetura", sediada na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, sob coordenação do Profº. Artur Simões Rozestraten, contando com a participação do LAMEMO na temática do Círio de Nazaré.
                Sob a orientação da Profª Cybelle Miranda, os alunos da disciplina Estética das Artes Plásticas, turnos manhã e tarde, foram divididos em equipes, cada qual responsável pela pesquisa de campo em um bairro da cidade – Cremação, Guamá, Pedreira, Jurunas, Marco e Icoaraci –, a fim de encontrar, utilizando o método da pesquisa etnográfica, possíveis referentes dos exemplos de arquitetura miniaturizados.
                O Workshop teve início com um vídeo, apresentando a pesquisa dos modelos de arquitetura. Em seguida, os alunos explanaram os resultados de sua pesquisa de campo. Por fim, o Profº. Artur palestrou acerca do tema “Arquitetura sem Arquitetos”. Posteriormente, os resultados das pesquisas de campo e do Workshop serão traduzidos pelos alunos em ensaios sobre arquitetura popular e estética contemporânea.
Confira abaixo o vídeo com alguns momentos do evento:  
E as imagens:
Artur Rozestraten e Cybelle Miranda 
Foto: Brena Bessa
Apresentação equipe Guamá turma tarde 
Foto: Laura Costa
Em primeiro plano, Karina Leitão, Daniele   
Queiroz e Cybelle Miranda
Foto: Laura Costa
Apresentação equipe Pedreira manhã
Foto: Brena Bessa 

Participação de pesquisadores do LAMEMO no 6º Colóquio do PPRLB Portugal no Brasil: Pontes para o Presente

     
      O 6º Colóquio do PPRLB Portugal no Brasil: Pontes para o Presente, promovido pelo Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, ocorreu entre os dias 9 e 13 de abril de 2012. No dia 13 de abril, as comunicações foram realizadas no Liceu Literário Português, no bairro das Laranjeiras, contando com a participação do Professor Ronaldo Marques de Carvalho na mesa "Pontes sobre presenças portuguesas na Amazônia", com o tema "A construção da identidade lusoparaense: taipa como “lugar de memória”, e a professora Cybelle Salvador Miranda na sessão "Pontes sobre o patrimônio artístico e arquitetônico" apresentou a comunicação "O hospital D. Luiz I da Beneficência Portuguesa em Belém-PA e a transferência de modelos artísticos entre mares". Em breve os anais do Colóquio estarão disponíveis na página do Real Gabinete Português de Leitura.
Confira as imagens:






Confraternização do LAMEMO

O Natal de 2011 é um natal especial no LAMEMO
A memória se fez entre doces, salgados e sucos
Com a presença de: Brena, Camille, Cybelle, Dinah, Emanuella, Laura e Ronaldo
Com a participação especial da Silvana, a colega bacana que veio de Portugal.
Feliz Natal!
Feliz 2012!
(Ronaldo Carvalho)
 

Raio-que-o-parta apresentado no 6º Congresso Internacional de Pesquisa em Design

“A Estética dos Raios anuncia a Modernidade nas fachadas azulejadas de Belém” foi a comunicação apresentada pela Profª Cybelle Salvador Miranda no 6º CIPED, sediado na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, entre 10 e 12 de outubro de 2011.
Resumo: Como alternativa de baixo custo à modernização das habitações na cidade de Belém, nos anos 50 e 60 do século XX, surge um design caracterizado por composições de cacos de azulejos, cuja tendência recebeu a denominação jocosa de “Raio-que-o-parta”, devido a predominância de desenhos triangulares que se assemelham a raios. Tal ornamentação tomou o gosto dos engenheiros, dos desenhistas e dos proprietários, num período anterior a criação do Curso de Arquitetura da Universidade Federal do Pará. O artigo completo será publicado nos Anais do evento, a ser divulgado em 2012.
 
 Profª Cybelle Miranda durante a apresentação

Palestra: Promesseiros do Círio como portadores de modelos arquitetônicos       

      Nesta quinta-feira (06/10), no Auditório da FAU-UFPA, aconteceu a palestra proferida pelo Prof. Dr. Artur Simões Rozestraten, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), sob o tema "Promesseiros do Círio como portadores de modelos arquitetônicos". A palestra é resultado da pesquisa desenvolvida por Rozestraten em parceria com a Profª Drª Cybelle Miranda, do LAMEMO. Veja as imagens:

 
 Apresentação da palestra

Um dos modelos arquitetônicos do círio, carregado por uma promesseira
 

Qualificação de Mestrado

     
      A discente Dinah Reiko Tutyia apresentou o Memorial de Qualificação no dia 4 de outubro, às 8 e meia, no Auditório da FAU, sendo a primeira mestranda do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo a defendê-lo. Compuseram a Banca Examinadora a Profª Cybelle Salvador Miranda (PPGAU orientadora), Profª Ana Cláudia Cardoso (PPGAU) e Profª Jane Felipe Beltrão (Programa de Pós-graduação em Antropologia - PPGA).
Confira as imagens:
 


Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas