Projetos

1. Pesquisa

2019 - atual - Arquitetura, memória e etnografia

Descrição: O grupo destaca-se na formação de recursos humanos para a docência no ensino superior (2 egressos) e técnico (1 egressa), bem como para formação avançada em Mestrado e Doutorado de pesquisadores do grupo (12 mestres, 2 mestrandas e 1 doutoranda), e na qualificação de profissionais em Instituições de pesquisa, ensino superior e em departamentos de proteção ao patrimônio cultural. As atividades de pesquisa desenvolvem-se formando parcerias nacionais (FAU USP, FIOCRUZ, IPHAN, UNIFAP), e internacionais (Universidade de Lisboa - CLEPUL e ARTIS; Universidade de Coimbra - CES). O diálogo com a comunidade foi visível não só nas publicações acadêmicas em periódicos indexados na área de Arquitetura e Urbanismo (15), capítulos de livro e organização de livros (7), bem como pela atribuição do Prêmio PROEX de Arte e Cultura em 2010 e 2016, resultando em projeto de reabilitação para a Estação Ferroviária da Vila Pinheiro e na exposição "Como ser moderno e restaurar o antigo".
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (7); Mestrado profissional (1); Doutorado (2)
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda - Coordenador; Elna Andersen Trindade - Integrante; Artur Simões Rozestraten - Integrante; Dinah Reiko Tutyia - Integrante; Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho - Integrante; Renato Gama-Rosa Costa - Integrante; Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho - Integrante; Cibelly Alessandra Rodrigues Figueiredo - Integrante; Márcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes - Integrante; Livia Gaby COsta - Integrante; Renata de Godoy - Integrante.
a Balsa Carvalho de Pinho; Ana Valéria Costa Barros -  Integrante; Beatriz Trindade de Oliveira Lobato - Integrante.

2018 - Atual: HOSPITALIS

Descrição: "HOPITALIS - Arquitetura hospitalar nos primórdios da Modernidade: identificação, caracterização e contextualização" é um projeto de pesquisa que pretende estudar global e sistematicamente o fenômeno da arquitetura hospitalar portuguesa, desde o final do século XV até meados do século XVI, e propor métodos de divulgação e valorização dessa tipologia patrimonial. Os hospitais, que têm constituído uma rede em função do papel social que desempenhavam na sociedade e pela particularidade arquitetônica de ter aliado um aspecto fortemente funcional ao componente estético, são objetos de estudo muito relevantes. Contudo, o tema da arquitetura hospitalar medieval e moderna é praticamente inédito no contexto da historiografia da arte portuguesa, pelo que há necessidade de estudar espécimes subsistentes, as suas características arquitetônicas e artísticas, seus patronos e arquitetos e sua relação com outras tipologias arquitetônicas.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1).
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda - Integrante; Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho; Ana Valéria Costa Barros -  Integrante; Beatriz Trindade de Oliveira Lobato - Integrante.
Financiador(es): Universidade de Lisboa - Auxílio Financeiro.
2018 - Atual: A Casa Senhorial em Belém.

Descrição: Proposta de estudo sobre casas históricas e as formas de morar das elites nos séculos XVII-XIX-XX em Belém, a partir de um conjunto de 10 exemplares, segundo metodologia multidisciplinar onde serão articuladas a análise sobre características arquitetônicas e decorativas do bem material - fachadas, plantas, fluxos externos e internos, divisão interna, ambiências, elementos da decoração integrada e móvel (revestimentos, mobiliário e objetos -, com informações sobre profissionais envolvidos, famílias ocupantes e usos e práticas domésticas. O projeto se inscreve em parceria luso-brasileira estabelecida entre a FCRB, por intermédio do grupo de pesquisa Museu-casa: memória, espaço e representações, a Fundação Ricardo Espírito Santo e Silva (FRESS) e a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova Lisboa.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (5); Mestrado acadêmico (1); Doutorado: (1).
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda - Integrante; Elna Andersen Trindade - Integrante; Ana Léa Nassar Matos - Integrante; Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho - Integrante; Vithória Carvalho da Silva - Integrante; Márcia Cristina Ribeiro Gonçalves Nunes - Coordenadora; Larissa Silva Leal - Integrante; Jéssica Miranda - Integrante; Caroline Meireles Figueiredo Rodrigues - Integrante.
Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Outra.


2017 - Atual: Belém dos ecletismos: Arquitetura na cultura da metrópole amazônica.

Descrição: A compreensão da Belém como cidade, em que a estética do Ecletismo sobressai, norteia esta pesquisa que congrega as investigações executadas no Laboratório de Memória e Patrimônio Cultural (FAU/UFPA), na rede de pesquisa formada pelo Grupo Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural, Grupo Cidade, aldeia e patrimônio, Grupo Representações, imaginário e tecnologia e no Gabinete das Misericórdias, Linha de Investigação Metamorfoses da Herança Cultural. O intercâmbio se consolida com o ARTIS e o CLEPUL da Universidade de Lisboa, com a Universidade Nova de Lisboa, e com a FAU USP. A cultura eclética permanece dominante na identidade cultural local, sendo estudada no seio da Arquitetura assistencial e nas investigações sobre transferência de tecnologia, em que a percepção multidisciplinar do fenômeno trazida para consolidar e justificar ações de preservação do patrimônio arquitetônico, dialoga com a arquitetura contemporânea. O estudo do estuque como técnica ornamental adotada no período é também parte da constelação de imagens que se pretende formar para a compreensão da cidade em sua dimensão real e imaginária. O locus da pesquisa abrange o Centro Histórico assim definido pelo IPHAN como o conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico dos bairros Cidade Velha e Campina, tombado em 2012 (Portaria MinC nº 54, de 8 de maio de 2012), atingindo sua extensão no bairro de Nazaré, no qual destacam-se influências várias do ecletismo desde a metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX. O Ecletismo é, deste modo, entendido como um modo de ser e viver expresso na cultura material produzida na cidade de Belém no auge econômico da exportação da borracha, em que os ecos europeus fazem-se sentir em todas as camadas, criando um cenário que, a todo custo, tenta encobrir as mazelas sociais, que eclodem em eventos como as epidemias. Neste contexto, a construção de hospitais e cemitérios emerge como emblemática da tentativa de ordenar e disciplinar culturas e modos de vida antagônicos, expressando os desejos de civilização das elites locais..
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (4); Mestrado acadêmico (6); Doutorado: (2).
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Resposável); Jane Felipe Beltrão; Artur Simões Rozestraten; Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho; Fernando Jorge Artur Grilo; Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho; Rony Helder Nogueira Cordeiro; Euler Santos Arruda.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará

2016 - Atual: Pedra do Peixe no Ver-o-Peso: Etnografia em um lugar simbólico no centro histórico de Belém do Pará.

Descrição: Este projeto de pesquisa tem o objetivo geral de etnografar as ações empreendidas pelos sujeitos envolvidos na circulação do pescado que é recebido na Pedra do Peixe para distribuição em Belém. Considerando que a localização do entreposto pesqueiro é marcante tanto como um setor do Ver-o-Peso, como também do ponto de vista comercial e histórico-cultural, inserido no Centro Histórico da cidade, passa a ser um ponto importante para consolidar essa pesquisa.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Resposável); Luiz de Jesus da Silva Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho; Celma Chaves de Souza Pont Vidal.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará


2015 - 2017: Forros na arquitetura hospitalar em Belém e Portugal: o estuque decorativo eclético.

Descrição: A problemática do estuque decorativo só recentemente vem sendo objeto de estudos científicos sistemáticos, seja no âmbito da História da arte ou nas ciências da construção, tanto em Portugal quanto no Brasil. No contexto do Ecletismo/romantismo na arquitetura, houve a aplicação de elementos ornamentais utilizando a técnica do stucco forte (estuque em cal), de caráter artesanal e a transição na virada do século XX para uma produção manufaturada através de moldes (stucco gesso) (Ver FIGUEIREDO, 2008). O desprezo pelo repertório decorativo trazido pelas concepções modernistas de arquitetura levou ao quase desaparecimento das técnicas de execução, e a grandes interrogações quanto aos procedimentos e a identificação de mestres estucadores. Diante do presente alargamento no conceito de patrimônio, o estudo do estuque decorativo como técnica construtiva e decorativa de forros em Portugal servirá de base para a proposição de técnicas de reabilitação de edifícios em Belém. Considerando que no século XIX foram implantadas, em edifícios em Lisboa e nas regiões do Minho, influências decorativas apreendidas em vivências de portugueses no Brasil, bem como os procedimentos contemporâneos adotados em sua conservação e reabilitação em Portugal servirão de base a caracterização de forros em estuque presentes em instituições da saúde em Belém. Esta investigação integra o Grupo de pesquisa ?Saúde e Cidade: arquitetura, urbanismo e patrimônio cultural?.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1); Doutorado: (1)
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda; José Antônio da Silva Souza; Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho (Responsável); Fernando Jorge Artur Grilo; Alcebíades Negrão Macêdo; Nathália Sudani de Castro.
Financiador(es): Universidade Federal do Pará
Número de orientações: 1

2013 - 2017: Classicismo nos hospitais da misericórdia e da beneficiência na 2ª metade do século XIX: Trânsito entre brasil e portugal.

Descrição: O estudo das instituições de saúde na cidade de Belém no século XIX, decorrentes da pesquisa ?Memória e cidade: itinerários da saúde na Belém colonial e imperial? trouxeram a tona o intercâmbio estético da Arquitetura entre Brasil e Portugal. No período imperial, em especial na 2ª metade do século XIX, há intenso fluxo de pessoas e ideias entre a ex-colônia e a metrópole. Deste modo, as influências recíprocas se fazem presentes, tendo como evidência o campo da arquitetura dos edifícios de saúde. O classicismo de linhas francesas ingressa no Brasil com Grandjean de Montigny (a despeito da preexistência de outras manifestações como a de Landi no Pará) e com Pezérat em Lisboa e também no Brasil. Contudo, nem só com fontes eruditas se cria Arquitetura, mas também de emprego de modelos como base: veja-se a obra dos portugueses de ?torna-viagem? em Fafe, ou do Conde de Ferreira no Porto. As lições lisboetas desembarcam também no Norte do Brasil, com o arquiteto português Frederico José Branco, que então emerge como idealizador de importantes referências do classicismo imperial no Pará. O estudo da produção de uma ?Nova? arquitetura na Belém da segunda metade do século XIX, tendo como paradigma o Hospital D. Luiz I da Beneficente Portuguesa, ainda é uma lacuna na historiografia da arquitetura no Norte, sendo confundida com o rótulo ?eclético? característico da Belle Épocque. Portanto, esta proposta fará também uma incursão preliminar pelo classicismo na cidade de Belém, que poderá dar origem ao estudo da arquitetura vernácula local de mesmos traços.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (6); Mestrado acadêmico (2)
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável);  Jane Felipe Beltrão; Márcio Couto Henrique; Ronaldo Nonato Ferreira Marques de Carvalho; Renato Gama-Rosa Costa; Inês El-Jaick Andrade; Fernando Jorge Artur Grilo; Joana Maria Balsa Carvalho de Pinho; Daniel Bastos; Cibelly Alessandra Rodrigues Figueiredo.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Número de orientações: 8

2013 - 2016: Representação da Arquitetura no Pará e em Alagoas: Um estudo sobre as interações entre a arquitetura vernacular e o imaginário arquitetônico.

Descrição: Esta pesquisa estuda as interações entre as formas arquitetônicas imaginárias presentes nos modelos tridimensionais das promessas do Círio de Nazaré em Belém do Pará, e nos chapéus de mestres e embaixadores do Auto do Guerreiro Alagoano, com as formas arquitetônicas presentes na arquitetura vernacular paraense e alagoana. O estudo destas interações pretende construir conhecimento sobre os fenômenos específicos da representação da arquitetura na cultura popular, no âmbito das festividades do Círio de Nazaré e do Auto do Guerreiro, e assim aprofundar o entendimento quanto às dimensões históricas e simbólicas manifestas no fazer arquitetônico real e imaginário quanto às ações de desejar, projetar e construir. A aproximação destas duas expressões brasileiras sui-generis ao universo da arquitetura é inédita, e abre novas possibilidades de entendimento do universo imaginário acerca da concepção, representação e produção da arquitetura no passado e no mundo contemporâneo.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); 
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda; Artur Simões Rozestraten (Responsável); Karina Leitão; Amanda Moura Farias;
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

2013 - atual: Antropologias em Histórias Tembé/Tenetehara em suspenso. Pertenças ocultas e etnogêneses identitárias como faces de etnocídio cordial no rio Guamá (PA)

Descrição: Analisar: (1) as histórias em suspenso como faces do etnocídio cordial produzidas por terceiros para os povos indígenas; (2) as narrativas indígenas sobre as trajetórias de cada povo; e (3) a apropriação que os povos indígenas fazem da herança e das narrativas produzindo os fios das etnogêneses identitárias. Para alcançar os objetivos, considera-se que no Brasil, o fato de que integrantes de um povo ou de diversos povos indígenas tenham sido levados a conviver, quotidianamente, entre e/ou com inimigos declarados ou em potencial, não se constitui novidade, embora os registros sejam escassos. A configuração de outros territórios étnicos ou multiétnicos, inicia com a invasão de europeus. De um lado, as fronteiras dos estados nacionais que se constituíam no Novo Mundo, impuseram práticas que correspondem a lógicas diversas daquelas instituídas pelos povos nativos. Por outro, os processos de territorialização estatal produzem o acantonamento , o cercamento de povos indígenas em áreas que provocam imobilidade , tanto pelo isolamento, como pela convivência compulsória, dentro de um único território ou em territórios contíguos. A convivência cordial , do tempo das missões religiosas estabelecidas no rio Guamá, desde o século XVI, revelam a violenta ação colonial. Pertenças ocultas e as marcas étnicas tornadas invisíveis pela tentativa de civilizar os povos indígenas. Inicialmente, os processos de etnogêneses se apresentam no Nordeste do Brasil e, aos poucos, na Amazônia tida, até então (anos 60 do século XX) como reduto de povos indígenas, é tomada de assalto pelas emergências étnicas, entre elas, chamam atenção situações vivenciadas por povos do Guamá pelo não-reconhecimento..
Situação: Em andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3); Mestrado acadêmico (1); Doutorado (6)
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda;  Jane Felipe Beltrão (Responsável);  Márcio Couto Henrique;  
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq

2011 - 2013: Memória e cidade: itinerários da saúde na Belém colonial e imperial

Descrição: Na presente pesquisa, pretende-se entender o desenvolvimento da cidade de Belém desde a época da Colônia até o final do século XIX, acompanhando a implantação e deslocamento das instituições de saúde, num cruzamento de tempo e espaço, de modo a esboçar itinerários da Belém da Saúde que possam subsidiar ações que venham a valorizar este patrimônio. Optou-se pelo recorte do XVII ao XIX, a fim de conduzir o estudo no contexto inter-oceânico, desvendando as relações entre instituições lusas como as misericórdias, as irmandades e as beneficências e sua implantação na Belém colonial e imperial. Assim, o ir e vir do tempo será rastreado, tendo a Arquitetura como testemunho material dos processos de tratamento aos pacientes, bem como do convívio social em Belém ao longo dos séculos XVII ao XIX. As instituições de saúde em Belém compõem um importante acervo não só para a História da Saúde e da Medicina, mas por sua Arquitetura que forma conjuntos urbanos de valor histórico e artístico significativo. Devido às constantes e aceleradas mudanças nos métodos de tratamento, esses entes vem sofrendo alterações que, a despeito de serem representativas do decurso histórico, comprometem sua leitura arquitetônica e ameaçam inclusive sua permanência material, como ocorreu com exemplares importantes que foram consumidos pelo fogo. Portanto, esta pesquisa constitui-se em uma segunda etapa de um Programa de pesquisa que pretende inventariar as edificações e acervos documentais (escritos e orais) do patrimônio da saúde em Belém.
Situação: Concluída
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (3); Mestrado acadêmico (2);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Ronaldo Marques de Carvalho;  Jane Felipe Beltrão;  Silvana Cássia Miranda Ferreira;  Márcio Couto Henrique;  Joana Cunha Leal;  Camille Adryanne Duarte Silva
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq
Número de orientações: 2


2013 - 2016: Representações da arquitetura no Pará e em Alagoas: um estudo sobre as interações entre a arquitetura vernacular e o imaginário arquitetônico

Descrição: Esta  pesquisa  estuda  as  interações  entre  as  formas  arquitetônicas  imaginárias  presentes  nos modelos tridimensionais das promessas do Círio de Nazaré em Belém do Pará, e nos chapéus de mestres e embaixadores  do Auto  do  Guerreiro Alagoano,  com  as  formas  arquitetônicas  presentes  na  arquitetura vernacular  paraense  e  alagoana.  O  estudo  destas  interações  pretende  construir  conhecimento  sobre  os fenômenos específicos da representação da arquitetura na cultura popular, no âmbito das festividades do Círio  de  Nazaré  e  do  Auto  do  Guerreiro,  e  assim  aprofundar  o  entendimento  quanto  às  dimensões históricas  e  simbólicas manifestas  no  fazer  arquitetônico  real  e  imaginário  quanto  às  ações  de  desejar, projetar  e  construir.  A  aproximação  destas  duas  expressões  brasileiras  sui-generis  ao  universo  da arquitetura  é  inédita,  e  abre  novas  possibilidades  de  entendimento  do  universo  imaginário  acerca  da concepção, representação e produção da arquitetura no passado e no mundo contemporâneo.
Situação: Concluído
Natureza: Projetos de pesquisa
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda  Artur Simões Rozestraten (Responsável);  Karina Leitão
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq     
     
                                                                                             
2011 - 2015: Análise e concepção do espaço construído na Amazônia: Consolidação do Mestrado em Arquitetura e Urbanismo da UFPA

Descrição: A presente proposta está voltada para a consolidação do PPGAU/UFPA como referência nacional, tanto para a qualificação de recursos humanos em arquitetura e urbanismo na Região Norte, quanto para a produção de conhecimento científico e tecnológico sobre o ambiente construído na Amazônia.O objetivo geral da proposta corresponde à produção de conhecimento científico e tecnológico sobre o ambiente construído da Amazônia a partir de parcerias com instituições brasileiras consolidadas, de modo a consolidar o PPGAU/UFPA a partir do estímulo/ reforço da formação qualificada em pós-graduação stricto sensu na região Norte. Tem como objetivos específicos Investigar o habitar contemporâneo entre a tradição do pensamento arquitetônico e as tecnologias digitais; produzir conhecimento científico e tecnológico acerca das edificações que compreendem o patrimônio arquitetônico da Amazônia brasileira, sob o viés da documentação arquitetônica e da ciência da conservação e da restauração; pesquisar as questões relacionadas à problemática urbana amazônica e ao desempenho ambiental dos espaços construídos.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico (30);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda;  José Julio Lima;  Thais Sanjad (Responsável);  Ana Cláudia Duarte Cardoso;  Ana Klaudia Viana Perdigão;  Celma Chaves de Souza Pont Vidal;  Irving Montanar Franco
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES
Número de orientações: 2


2010 - 2012: Portadores do Modelo de Arquitetura em Belém do Pará e Alagoas: Um Estudo Sobre o Imaginário e a Representação da Arquitetura        

Descrição: Esta pesquisa estuda os promesseiros do Círio de Nazaré em Belém do Pará, e o Auto do Guerreiro alagoano como expressões contemporâneas vivas dos portadores do modelo arquitetônico, motivo artístico tipicamente medieval. O caráter ritualístico da relação entre o corpo e o modelo arquitetônico articula estas expressões em torno de um mesmo pathosformeln, característico de fenômenos de longa duração. A aproximação destas duas expressões brasileiras sui-generis ao universo da arquitetura é inédita, e abre novas possibilidades de entendimento do universo imaginário acerca da concepção, representação e produção da arquitetura no passado e no mundo contemporâneo.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda; Artur Simões Rozestraten (Responsável)
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-CNPq


2009 – 2011: Inventário Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde: Bens Edificados e Acervos

Descrição: O “Inventário Nacional do Patrimônio Cultural da Saúde” irá tornar pública essa valiosa fonte de informação para a história da saúde e das ciências biomédicas no Brasil, abrindo novas possibilidades de investigação e de geração de conhecimento. Entendido como segmento daquilo que definimos como Patrimônio Cultural da Saúde, o universo a ser considerado pelo projeto compreende edifícios hospitalares - como as santas casas; leprosários; sanatórios; colônias agrícolas – como Curupaity e a Juliano Moreira; hospitais - como o dos Servidores do Estado (RJ), da Lagoa (RJ), Gaffrée e Guinle (RJ), das Clínicas de São Paulo; os mantidos pela Beneficência Portuguesa; centros de saúde, entre outros. Abrange ainda as instituições científicas, como a Fundação Oswaldo Cruz (RJ), o Instituto Adolpho Lutz (SP), Instituto Butantã (SP), os institutos Pasteur criados no país, entre outros, que constituem uma referência fundamental para a história da saúde. O mobiliário desses hospitais, seus museus de anatomia, os arquivos médicos também constituem patrimônio e permitem conhecer a história da saúde e das práticas médicas.  A criação da rede e o desenvolvimento deste projeto vêm reforçar e articular um conjunto de ações já existentes em universidades, institutos de pesquisa e órgãos do setor saúde voltadas à preservação do patrimônio e difusão do histórico, científico e cultural da Saúde. Após o primeiro mês de andamento do projeto serão incluídos à Equipe Técnica, os 26 Coordenadores Regionais.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1); Especialização (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Jane Felipe Beltrão; Márcio Couto Henrique
Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF-IPHAN/DF
Número de produções C,T & A: 3


2009 - 2009: Cultura e Patrimônio em Belém-Pa: Uma História de Profissionalização

Descrição: Após intensa destruição do patrimônio edificado nas décadas de 70 e 80, Belém passa a valorizar seus bens materiais, destacando os edifícios de caráter excepcional, como o Palácio Antônio Lemos, cuja restauração foi coordenada pela Prefeitura de Belém, sendo a obra concluída em 1994. De 1995 a 2006, a Secretaria Executiva de Cultura destacou-se no governo do Estado do Pará criando um conjunto de ações culturais voltadas para a preservação do patrimônio edificado, propulsor da atividade turística no Estado, que comporiam “uma era de profissionalização da cultura”. Neste panorama, foram relevantes a criação do Sistema Integrado de Museus (SIM), a revitalização do Núcleo da fundação da cidade de Belém denominado “Projeto Feliz Lusitânia”, a refuncionalização de parte dos galpões da área portuária de Belém chamada “Estação das Docas”, a criação do “Parque da Residência” e a restauração do Teatro da Paz acompanhada do Festival de Ópera e Concurso de canto Lírico Bidú Saião. Paralelamente, houve a atuação municipal, sob responsabilidade da Fundação Cultural do Município de Belém, bem como projetos coordenados ou fiscalizados pela 2ª CR do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Cabe então, nesta pesquisa, estudar os principais projetos voltados à preservação do patrimônio material em Belém, no período compreendido entre 1993 e 2006, analisando suas vertentes teóricas e as divergências ideológicas existentes entre as três esferas de poder.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável);
Financiador(es): Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - DF-IPHAN/DF


2009 – 2009: Revitalização do Patrimônio nas cidades de Belém do Pará e Coimbra: percepções comparadas

Descrição: A pesquisa realizada ao abrigo da Bolsa para Jovens Investigadores 2009 prende-se ao interesse de analisar comparativamente as formas de apropriação de espaços históricos restaurados em cidades cuja cultura e morfologia possuem semelhanças, devido sua relação histórica colonial. A realização de pesquisa iconográfica e de entrevistas em Coimbra objetivou traçar um paralelo entre o tratamento de áreas preservadas no bairro inaugural da cidade de Belém do Pará e no Centro Histórico de uma cidade portuguesa. Desta forma, selecionou-se a área intramuros da Almedina (Coimbra) e a região de entorno do Complexo Feliz Lusitânia (Belém) com o objetivo de detectar as percepções da população moradora e dos personagens envolvidos nessas ações. Destaca-se na análise a repercussão das intervenções no cotidiano dessas áreas.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável);
Financiador(es): Universidade de Coimbra-UC


2008 – 2012: Panorâmica do Curso de Arquitetura: da Escola à Faculdade

Descrição: O presente projeto tem como objetivo coletar e sistematizar informações referentes às atividades desenvolvidas no Curso de Arquitetura da UFPA, fundado em 1964, a fim de divulgar à comunidade acadêmica e à sociedade paraense a trajetória do Curso, contribuindo para a valorização do Curso pelo seu corpo discente. Como etapas a serem realizadas, destacamos a sistematização de documentos escritos e orais que contem a história do Curso de Arquitetura na UFPA; a investigação dos impactos da formação de profissionais pelo Curso de Arquitetura na produção da Arquitetura, do urbanismo e das artes visuais no Pará após 1966, quando formou-se a primeira turma; a divulgação da atuação do profissional da arquitetura e do urbanismo para a sociedade em geral e a consecução de um Banco de dados envolvendo documentos, imagens, relatos orais que contribuam para a memória do Curso e da Universidade Federal do Pará.
Situação: Concluído
Natureza: Pesquisa
Alunos envolvidos: Graduação (9); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Ronaldo Marques de Carvalho; Haroldo Baleixe; Oswaldo Coimbra
Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-CAPES, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará-FAPESPA
Número de produções C,T & A: 2
Número de orientações: 3


2004 - Atual: Cidade, Aldeia e Patrimônio

Descrição: Grupo de pesquisa do Laboratório de Antropologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA. Trabalha patrimônio cultural do ponto de vista da Antropologia e da Arqueologia como parte do ambiente cotidiano de povos e populações amazônicas, na cidade e no mundo rural. Para registrar este patrimônio faz-se necessário a dimensão mais tradicional do patrimônio cultural, feita por objetos que podem se constituir em coleções.
Situação: Em Andamento
Natureza: Pesquisa
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda; Jane Felipe Beltrão (Responsável)
Número de produções C,T & A: 8


2. Extensão

2011 - Inventário da Antiga Estação Ferroviária da Vila Pinheiro

Descrição: O projeto pretende associar o trabalho de memória sobre a Estrada de ferro Belém-Bragança, Ramal de Icoaraci, antiga Vila Pinheiro, com a produção e divulgação da cerâmica arqueológica produzida no Distrito. Assim, este será o primeiro passo para um Programa de pesquisa e extensão mais complexo, que assumirá três dimensões: Pesquisa iconográfica e de depoimentos sobre a memória da Estrada de ferro em Icoaraci; restauro do prédio da antiga estação, onde hoje funciona a Cooperativa de Artesãos de Icoaraci (COARTI) e formação de jovens artesãos através do conhecimento das culturas pré-cabralinas e de suas técnicas e motivos cerâmicos. Nesta primeira etapa, foi realizada a pesquisa iconográfica, bem como o levantamento da edificação onde atualmente funciona a sede da COARTI, onde antes funcionou o terminal da Vila Pinheiro da Estrada de Ferro.
Situação: concluído
Alunos envolvidos: Graduação (1); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Ronaldo Marques de Carvalho; Ana Léa Matos; Fortunato Neto
Financiador(es): Prêmio PROEX de Arte e Cultura 2010


2017 - Como ser Moderno e Restaurar o Antigo

Descrição: Projeto visa a compreensão da ação de preservação do patrimônio material como essencialmente histórica e embasada no contexto cultural local. Por meio da divulgação do Acervo (pertencente ao Arquiteto Roberto de La Rocque Soares e doado ao LAMEMO/FAU), referente a intervenção emblemática realizada no Palácio Lauro Sodré, também conhecido como Palácio de Landi, propõe-se a discussão acerca dos paradigmas norteadores da preservação do patrimônio arquitetônico no Pará, nos anos 70 do século XX, tendo como ações previstas uma exposição a ser realizada no Palácio, hoje Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), oficinas com a comunidade e a elaboração de um catálogo, a ser divulgado em meio virtual..
Situação: Concluído;
Alunos envolvidos: Graduação (2); Mestrado acadêmico (1);
Integrantes: Cybelle Salvador Miranda (Responsável); Laura Carolina de Carvalho Costa; Ronaldo Marques de Carvalho; Mariana Bastos Sampaio;
Financiador(es): Universidade Federal do Pará - Auxílio Financeiro

Postagens mais visitadas deste blog

BELÉM DOS ECLETISMOS – Elementos decorativos marcam as casas burguesas no bairro de Nazaré

SANATÓRIO Vicentina Aranha: entre o passado assistencial e o uso público

DISSERTAÇÃO CINE ÓPERA- Belém-PA: arquitetura como microcosmo de memórias subterrâneas